segunda-feira, setembro 10

As “zonas de incerteza” e o poder de intervenção dos actores

- a realidade é condicionada pelo quadro legal, mas são os contextos que lhe vão dar forma e sentido; a morfologia está definida; mas a sintaxe, a semântica e a pragmática vão ser construídas…
- em certa e significativa medida a avaliação dos professores vai ser o que os professores quiserem, souberem e puderem
- o PEE como referente da acção individual e colectiva: que metas, objectivos e valores? Evitar não empobrecer a acção educativa…
- a planificação departamental/conselho de docentes e a sua relação com o planificação individual
- os avaliadores e avaliados: relações de poder, perfis, relações
- os critérios de avaliação: definir e clarificar as regras de jogo logo que possível (desejavelmente antes do jogo começar
- os instrumentos de avaliação

4 comentários:

Miguel Pinto disse...

Apesar de transparecer pessimismo…:
1. Nada a acrescentar.
2. “a avaliação dos professores vai ser o que os professores quiserem, souberem e puderem”.
Atrevo-me a alinhar uma ordem, depois de olhar a escola situada: a avaliação dos professores vai ser o que os professores souberem, puderem, quiserem.
3. O PEE é um baldio pedagógico: é terra de ninguém.
4. A planificação departamental é o conjunto das planificações individuais: o todo é igual à soma das partes.
5. Submissão, bajulação, confronto, ironia.
6. Exacerbar o formalismo e o esquematismo.

«« disse...

Entendo o JMA, mas confesso que para mim não está só em causa a questão da avaliação, não mudarei nada da minha actuação por causa dela, mas porque quero ser cada vez mais e melhor professor. O problema que coloco é como se pode querer ser mais e melhor professor quando a chincana publica contra os professores continua no tom demagogico da notiocia do publico....

Teresa Martinho Marques disse...

hummm... lá vou eu reflectindo em função do meu mau humor de hoje.... não empobrecer a acção educativa... bem... vejamos, nem será precisa a avaliação: a minha colega "da dança renascentista" (clube que gostaria de continuar...) tem a módica quantia de 8 turmas... eu tenho quatro currículos para gerir: 5º e 6º de mat e ciências, fora EA, portáteis, CRE, APA e... plano de acção de Matemática (reuniões semanais)... integro dois departamentos (reuniões a dobrar)... (e diabos, até gostava mesmo de fazer a tese de mestrado...)
Acho que a acção educativa já se vai empobrecer por si só... sem mais... o resto só piorará o que já de si é mau.

«« disse...

3za vou mais longe, aqui e noutros lugares vejo professores a discutir a escola como se tivesse tudo bem, como se tivessem hipermotivados para a discutir, como se tivessem optimos ordenados, fossem respeitados pela opinião publica pelos pais e pelos alunos, copmo que as suas escolas fossem perfeitas..confesso que não entendo....