Esta metáfora conduz-me a um contexto singular. E sorrio com as inúmeras possibilidades desta cena… :)) [Já conhecia a imagem e sempre que a revejo sai um sorriso ;)…]
É que a imagem corresponde a um conjunto de imagens de "erros" que na net procura passar a ideia do aluno no centro do erro e da ignorância... Ora a vida e alguns bons livros têm-me mostrado que, por vezes, é na pergunta que o problema se encontra... Nem precisamos de ir muito longe... basta recordar a célebre crónica do Antero Afonso...
Calcula o valor de x. Qual a medida do comprimento do lado maior (ou hipotenusa), que corresponde ao valor de x? etc poderiam ser formas mais aceitáveis... Às vezes temos o que merecemos. E questiono o direito a colocar uma cruz e um zero. Admitido o erro pelo professor... pelo menos uma fracçãozita da pontuação poderia ser atribuída: afinal ele "encontrou" o x! :) (A não ser que o objectivo de educar seja o de treinar os miúdos para dar o pé assim que ouvem determinadas perguntas, mesmo que elas não façam sentido...)
3 comentários:
Esta metáfora conduz-me a um contexto singular. E sorrio com as inúmeras possibilidades desta cena… :)) [Já conhecia a imagem e sempre que a revejo sai um sorriso ;)…]
É que a imagem corresponde a um conjunto de imagens de "erros" que na net procura passar a ideia do aluno no centro do erro e da ignorância... Ora a vida e alguns bons livros têm-me mostrado que, por vezes, é na pergunta que o problema se encontra... Nem precisamos de ir muito longe... basta recordar a célebre crónica do Antero Afonso...
Calcula o valor de x.
Qual a medida do comprimento do lado maior (ou hipotenusa), que corresponde ao valor de x?
etc
poderiam ser formas mais aceitáveis... Às vezes temos o que merecemos. E questiono o direito a colocar uma cruz e um zero. Admitido o erro pelo professor... pelo menos uma fracçãozita da pontuação poderia ser atribuída: afinal ele "encontrou" o x! :)
(A não ser que o objectivo de educar seja o de treinar os miúdos para dar o pé assim que ouvem determinadas perguntas, mesmo que elas não façam sentido...)
loloool
(Em termos de precisão de linguagem, não há dúvida que o miúdo (ou miúda) ganha ao (à) prof)
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