terça-feira, fevereiro 19

Premiar o mérito ou premiar a superação das dificuldades?

A ministra da educação disse, no fórum da TSF, que a avaliação do desempenho docente tem como principal objectivo premiar o mérito. Para a ministra, a essência da avaliação é o reforço da função selectiva. Há que comparar os desempenhos dos docentes em relação a uma norma que foi definida externamente. Há que saber que lugar ocupa o professor no grupo de docentes. Foi esta a lógica que prevaleceu no primeiro concurso de professores titulares e será agora generalizada com o modelo de avaliação de desempenho em curso. Como é que foi apurado o mérito dos titulares? Reduzindo o conceito de mérito a um conjunto de experiências ligadas à vida nas escolas. Não existiu aí nenhum indicador de excelência o que prova a iniquidade do processo. Adiante...

Esta função exclusiva da avaliação não permite aferir a regularidade do esforço, a motivação do docente e a evolução do processo de superação das dificuldades. A função formativa da avaliação é relegada para um plano residual.
Paradoxalmente, esta ideologia meritocrática da ministra é defendida apenas para o desempenho do trabalho docente. Ela é proibitiva [e bem] quando está em jogo a avaliação do desempenho do trabalho dos alunos; é ignorada [e mal] no desempenho de responsáveis por cargos dirigentes nas estruturas intermédias e superiores do sistema escolar.

A defesa da avaliação formativa do desempenho docente tem sido muito débil. Por pudor, os professores aceitam tacitamente a tese meritocrática. Recusar a meritocracia poderia ser entendido como o reconhecimento de improficiência. A defesa de um sistema de avaliação eminentemente inclusivo e formativo poderia ser entendido como um sinal de fraqueza e a confirmação de que “quem deve teme”. No palco mediático onde se joga a demagogia, o professor foi obrigado a aceitar como uma fatalidade a avaliação normativa. Não foi capaz de rebater uma retórica oficial que explorou as fraquezas de uma classe dividida e fragilizada face à degradação das condições de trabalho e à fraca auto-estima.

É preciso recuperar os argumentos que coloquem a avaliação formativa no centro do debate. É preciso desmitificar a meritocracia e os discursos de performance.

3 comentários:

IC disse...

"É preciso recuperar os argumentos que coloquem a avaliação formativa no centro do debate"
Concordo totalmente. Mas como fazê-lo, como colocar a avaliação formativa no centro do debate nesta altura do "campeonato" - sobretudo no centro do debate nas escolas?
Mas até acho que algumas últimas afirmações da Ministra não deixam de dar umas (pequeninas) autonomias às escolas no sentido de estas poderem desviar alguns itens da avaliação individual para responsabilizações colectivas (por ex. conselhos de turma, mas não só), o que poderia ser mais propício à perspectiva de trabalho colaborativo e, daí, a uma maior incidência na vertente formativa da avaliação.
Se não estou a pensar mal no que disse, este post do Miguel poderia abrir mais um debate aqui no Aragem. Deixo a proposta.

tsiwari disse...

Na altura em que se desenham as propostas de formação nos Centros de Formação das Associações de Escolas, em que as necessidades (sentidas) de formação dos docentes são apenas isso... as de que os docentes sentem necessidade... somos, mais uma vez, confrontados com as prioridades (leia-se imposições do ME.

As necessidades de formação em Avaliação são completamente ignoradas.

A obrigatoriedade de formação nas áreas científicas - fica ao encargo financeiro dos docentes.

Anónimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]