As crianças cujos medos são negados sistematicamente não se tornam adultos abertos e corajosos. Elas poderão sem dúvida negar totalmente o medo e tornarem-se adultos temerários, e nesse caso terão tendência para correr riscos cada vez maiores procurando finalmente sentir qualquer coisa, procurando testar as suas capacidades de controlo e de domínio de si próprios.(...) um medo tem uma razão de ser, mesmo que para o adulto ela seja obscura.
Isabelle Filliozat
Diria que uma pessoa corajosa não é aquela que não sente medo, mas a que, reconhecendo o medo, aceita esse sentimento aprendendo com ele....a escola pode ajudar nisso...
7 comentários:
Com certeza que sim... em primeiro lugar procurando conhecer cada aluno e depois disso aceitando-o, ajudando-o a crescer...
Gosto de trabalhar o medo com os alunos... o primeiro deles: falhar. Comecei a prestar-lhe muita atenção depois de ler John Holt.
Nas horas de DT e em EA desenvolvo uma actividade que é a "Caixinha dos Segredos". Os alunos escrevem num papel qualquer coisa que queiram partilhar, mas sem se identificarem. Depois, a caixinha é a berta e vamos lendo os textos e procurando soluções para o problema apresentado. Com frequência referem-se a medos. Debatemos a questão e procuramos soluções. O primeiro caminho é assumi-lo; depois, enfrentá-lo.
Muitas vezes os alunos que colocaram as questões identificam-se.
Eles adoram estes momentos:
- Professora, trouxe a caixinha?!...
E nós enfrentamos, também, o desconhecido, quando pegamos em cada pedaço de papel. Também eu adoro estes momentos.
Excelente ideia, Teresa... Quando fui DT fiz uma coisa semelhante, sob o tema da sexualidade, que se revelou muito interessante. Mas parece-me uma excelente ideia para alargar a outros campos, aos campos onde os próprios alunos queiram navegar.
Entretetanto fizeste-me bailar aqui uma ideia..... ;) Se der em alguma coisa depois partilho =)
já valeu a pena colocar o post..bravo meninas
Uma vez fizemos uma aula deliberadamente sobre os medos da chegada a uma escola nova (a minha DT no início do 5º ano). Foram vários os tipos de medos mencionados. Não me esqueço de uma aluna que disse: tinha medo que os professores não gostassem de mim...
Não podemos ignorar estas questões.
Adorei a ideia da caixinha...
Enjoyed a lot! Fabricant ritalin Discount tires index 4 Liposuction risk webmaster+affiliate+program 36th annual harrisburg rv and camping show Delaware incorporation llc
Enviar um comentário