quarta-feira, dezembro 7

:)

[…] “Os estádios desportivos dão, pois, notícia de um tempo diferente do das catedrais. Melhor dizendo, são as novas catedrais desta época. São um monumento e templo erigidos a uma outra divindade. A consagração e celebração do homem de carne e osso que procura alargar a faixa estreitíssima da vida que se abre na linha de confluência das virtudes e defeitos, do anjo e do diabo. Neles entra em cena uma nova expressão da transcendência, não mais pela via da míngua e imolação da vida, mas pelo transbordar da taça em que ela é bebida. Não é o homem novo que finalmente se vê despontar;
é só a renovação incessante da liturgia sempre inconclusa de o fabricar.
Aos inimigos do palco desportivo, que continuam a tentar menorizá-lo intelectual, cultural e socialmente, diremos, como a poetisa Natália Correia, que face às "massificações, que as septicamente negam a vida, a massificação exaltante do futebol (...) põe em ebulição os sentimentos e as mentes" e tem "o mérito de desencadear as paixões que dão cor à alma. Ao menos os frenéticos do futebol dão tudo por uma causa. E são os homens sem causa que com o seu governo de máquinas calculadoras nos alienam o espírito.
A esses e a todos os que o aviltam continuaremos a repetir que o futebol e os seus estádios são símbolos de causas. Só os aleijados da alma é que não dão por isso.” Jorge Bento (2004)

Meu caro professor, hoje lembrei-me de si.

5 comentários:

IC disse...

Não consigo :( Serei aleijada de alma, por isso fujo já para não me pores uma prótese na alma [sorriso], mas não consigo mesmo, nunca consegui eliminar as conotações que esses estádios me sugerem.

Miguel Pinto disse...

:)

«« disse...

Não sou aleijado de alma, mas acho que os estádios necessitam de uma aragem....que achas?

Miguel Pinto disse...

“Os estádios precisam de uma aragem…”
Parecendo contraditório direi que os estádios a que te referes transformaram-se em circos. Não me agrada ver nesse templo o arquétipo romano do gladiador e nas bancadas excrementos que zurram pela morte do inimigo. É esse desporto que precisa de um vendaval. É esse desporto que não cabe na utopia grega.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Free cruise ship clip art San francisco rhinoplasty cosmetic surgery costs liposuction Casio phone answering machine Cel phone face plates Baseball theme children room fishing license nc Uk graphic web designer 4x4 mud running videos Chrysler lebaron convertible rear window installation Fishing tackle milton keynes Farmers health insurance Socket barcode scanners baker perkins oven 970 Mature women nakid french Napa liposuction Sales tax in oklahoma