sábado, outubro 20

Para quem gosta de História

O livro Timor na 2ª. Guerra Mundial - O diário do Tenente Pires, de António Monteiro Cardoso foi apresentado ao público esta semana. O tema central é a ocupação Japonesa do território.
O livro contraria a tendência de seguir os arquivos de Salazar para contar a História relativa a este período.Recorrendo a fontes muito diversas, designadamente de origem australiana, o livro associa as perspectivas macro e micro, ao utilizar como fonte o diário do Tenente Pires que, quando é evacuado para a Austrália sente o imperativo de regressar a Timor e de resistir ao invasor brutal e sanguinário, junto com o povo Timorense e as tropas australianas enviadas para o território.
Um dia, em desespero de causa, o Tenente Pires escreve uma carta a Salazar pedindo que acuda aquele povo, mas o ditador entende e exige que os Oficiais portugueses têm de reconquistar dos japoneses os seus postos.
Sabe-se que o Tenente Pires terá morrido em Timor, às mãos dos ocupantes, entre Outubro de 43 e Fevereiro de 44.
Este livro conta uma versão diferente de um dos temas mais sacralizados da História contemporânea de Portugal: o da sua "neutralidade colaborante". E a história de um homem, militar, que não aceita ficar nas zonas de protecção e que resiste.Para a sua família, seria certamente reconfortante saber o que realmente lhe aconteceu.
Este livro foi publicado pelo Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa.

Sem comentários: