sábado, janeiro 21

sugestão de leitura (ainda que atrasada)

para um pai, manter o quarto limpo é auma coisa que as pessoas devem fazer porque é a coisa certa a fazer (...); para o adolescente a forma como uma pessoa manté o seu quarto é uma escolha pessoal. Quando os indivíduos definem os assuntos emtermos tão diferentes, as diferenças de opinião não são reconciliáveis. Mais importante, os sentimentos experienciados (...) depois destas discussões podem diferir. Definindo estes conflitos como discussões morais, os pais vêem-nos como refeições dos valores básicos que tentaram instilar nos adolescentes (...) [que], em contraste, lhe atribuem claramente menos significado. É por isso que são os pais, e não os adolescentes, que saem perturbados e continuam perturbados.
Steinber, 2001, In Psicologia da Educação

2 comentários:

Miguel Pinto disse...

Tornar o mundo acessível ao jovem é uma grande tarefa para um(a) pai/mãe e um professor(a). A busca de um significado emerge dum esforço da desocultação progressiva do homem face a si mesmo e face à realidade que o inclui e transcende [como diria o professor Bento].

É um texto fantástico, Miguel. Olhando para o nosso trabalho, para os conselhos de turma, verificamos que perdemos muito tempo em discussões estéreis. Como seria fácil resolver o problema do insucesso se os alunos considerassem as aprendizagens significativas…

Anónimo disse...

best regards, nice info http://www.fixed-up-hondas.info http://www.lasik-0.info/custom-vue-lasik-print-advertisements.html cialis online pharmacy colorado springs lasik vision correction hard drive recovery debt reduction clearinghouse ford capri body kits minimum age lasik surgery Womens rain coat