domingo, janeiro 22

Poderes

No blogue Os(In)docentes encontrei um texto interessante do Rui, que nos convida a pensar a relação pedagógica através de uma perspectiva micro-política.
Governantes, pais, professores, alunos, crianças, graúdos ou pequenotes, a autocracia não escolhe idade ou função. As relações pessoais não são neutras. São subjugadas por inúmeras linhas de força, poderes mais ou menos camuflados. Sendo o poder um conceito plural, o não acordo prévio do quadro de referência onde se joga o poder poderá inviabilizar o resultado. Ora, um professor avisado sabe que o poder é sempre limitado e que nenhum poder deve anular o poder do outro. É a aceitação tácita dos vários poderes que permite a mudança e o progresso da relação educativa. É afinal, do reconhecimento do OUTRO que se trata.

3 comentários:

IC disse...

Já passei pelos últimos escritos do Rui.
Para ele, se vier a este lugarzinho mais privado (será?), sugiro que veja o que o Miguel Sousa tem logo em cima à direita no seu blog (lá tenho que recordar que mudou o nome de escolaridades para Língua de Trapos, mas o caminho é o mesmo). É que o meu querido colega de Mat tem um inimigo qualquer, anónimo, óbvio, que abusa para além de todos os limites, está a precisar da medida adoptada pelo Miguel.

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. insurance travel war Food that burn fat paxil 1967 oldsmobile tornado new oldsmobile engine Treating cellulite Zyrtec east syracuse new york Chrysler lebaron parts website Compare house insurance charges Keyword bextra information qoclick university of tennessee online masters Tight sexy pants Multi vitamin acne

Anónimo disse...

What a great site Lasik vision usa http://www.nexium-9.info Football scout archerland gay stories Game room area rugs Try proactiv solution Search engine marketing services including Subaru wrx advertisements literotica sex stories redzip Gay black men hardcore sex