segunda-feira, outubro 6

Tecnologia, posse e bem público educativo

Este governo afirma-se de esquerda e defensor da escola pública.

A criação da escola pública teve por base uma intencionalidade, que era a de proporcionar a todas as crianças um bem – o bem educativo – na medida em que isso se poderia traduzir em ganhos, não só para o indivíduo, mas também para toda a sociedade. Nesse sentido o Estado-Nação tomou para si a responsabilidade de educar, retirando as crianças às famílias (em particular as das classes populares), para quem um filho constituía desde cedo uma importante fonte de rendimento. Desse ponto de vista podemos considerar que a escola pública, sendo uma emergência do primado da comunidade e da sociedade sobre o individual e o particular, deve privilegiar a partilha de recursos, a cooperação e a solidariedade.

Este governo, que se afirma de esquerda e defensor da escola pública, quer à força ser moderno (direi mesmo, modernaço). Como a formação humanística dos modernos que mandam neste governo é notoriamente deficitária, o deslumbramento com a tecnologia impõe aos responsáveis governamentais a ideia de que a posse, a exibição e a ostentação dos bens individuais é o que há de mais moderno e mais avançado nas sociedades humanas.

Na escola pública, a tecnologia que é usada para a transmissão do bem público educativo inclui, entre muitas outras coisas, todos os materiais e equipamentos que professores e alunos usam nas aulas: quadro (de giz, de canetas ou interactivo), acetatos, retro-projectores, aparelhos de reprodução áudio e vídeo, maquinaria e ferramenta diversa, etc, etc, etc. Ah, já me esquecia, inclui também as novas tecnologias, vulgo computadores, impressoras, scanners, software didáctico, lúdico, mas também de produção/edição de texto, imagem e muito mais.

Desde sempre esses materiais foram usados por todos os alunos que frequentam a escola pública, sendo a sua posse colectiva, uma vez que se trata de bens comuns a toda a comunidade escolar.

Desde sempre? Até à chegada deste governo, que se diz de esquerda e defensor do bem público educativo que é a escola pública! Porque, com o seu deslumbramento pelas novas tecnologias, que segue de perto a sua deriva neo-liberal, o governo resolveu privatizar uma parte da tecnologia que a escola pública utiliza para transmitir o bem público educativo e decidiu, primeiro com o e-escola e agora com o e-escolinha (vulgo magalhães), dar a cada um o que é de todos, gastando com tal medida muito mais recursos do que os que seriam necessários para equipar todas as escolas com um computador por aluno/sala. Para ser coerente com este princípio o governo devia também oferecer a cada criança a carteira em que se senta, bem como todos os materiais e equipamentos que utiliza, permitindo-lhe que ao fim do dia os levasse para casa, tal como fazem com o magalhães.

1 comentário:

henrique santos disse...

Francisco, esta história do Magalhães antes de tudo uma manobra comercial e de propaganda alheia aos interesses da Educação. Está tudo invertido como em muitas das outras manobras destes tipos ditos "socialistas" da "Esquerda moderna".
Bem vista a tua forma de ver a questão.