Solicitaram-me um esclarecimento sobre esta coisa do modelo piramidal. Sem cuidar dos detalhes vou referir as características fundamentais deste modelo de prática despotiva.
School Sport & Physical Education Hierarchy (Tinning et al., 1993:88 cit. Kirk e Gorely, 2000:122)
Em Portugal o modelo de prática desportiva é piramidal. Sabemos que existem várias versões do modelo piramidal, mas a ideologia é a mesma: Um grande alargamento da base para que exista uma melhoria na qualidade da prática no topo. É exclusivo e selectivo porque diminui o número de praticantes à medida que aumenta o nível de performance. A educação física é um pilar fundamental neste edifício (é a sua base) e o desporto de elite o ponto mais elevado do edifício. A maioria das crianças participa na educação física escolar, mas só algumas delas chegam ao topo. É privilegiado o jogo na sua versão formal, assim como os desportos mais tradicionais. Muitos professores de educação física são cúmplices nesta forma de pensar os modelos de prática. As verbas distribuídas concentram-se, preferencialmente, nos níveis mais elevados da pirâmide e os equipamentos são construídos tendo como referência as necessidades do desporto de elite. Os outros níveis de prática são subalternizados enquanto que os espaços e materiais são disponibilizados para a prática do jogo formal, sendo privilegiados os desportos tradicionais.
Este modelo de prática, a meu ver, faliu.
2 comentários:
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Free paris hilton fuck pic preggo cameltoe http://www.cumshot-movies.info/sex-and-the-pregnant-man.html Bontril pill id Eczema behind ears and in belly button
Cool blog, interesting information... Keep it UP » » »
Enviar um comentário