quarta-feira, fevereiro 18

Se cada um fizesse a sua parte...

Ao ler este post do Miguel, lembrei-me da história que se segue. Se cada um tivesse feito a sua pequena parte, não se sentiriam agora nas escolas sintomas de depressões. Entretanto, a história é oportuna para diversas situações no seio da Educação.
Em um certo lugar do Oriente, um Rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite! Então pediu para que cada um de seus súbditos levasse apenas um copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.
O Rei muito entusiasmado esperou até à manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, qual não foi a sua surpresa, no outro dia pela manhã, quando viu o lago cheio de água e não de leite!
Consultou o seu conselheiro, que o informou que as pessoas do povoado tiveram todas o mesmo pensamento: No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água, ninguém vai notar...
Fonte. Autor desconhecido.

2 comentários:

rabina disse...

"Se cada um fizesse a sua parte", certamente que o lago ficaria cheiinho de leite.
É o que acontece muitas vezes nas escolas; estão uns à espera que os outros façam e, depois, o resultado é nada se realizar.
Por fim, as culpas (construídas à pressa) pertencem a outrém e a outrém, assim se ilibando todos sucessivamente das responsabilidades.
E quase todos olham complacentes:
- Coitados!... Não conseguiram.... Deixem lá, corre melhor para a próxima!
Espero que isto mude ou que eles se mudem.

Teresa Martinho Marques disse...

Pois...