terça-feira, julho 3

Culinariamente desafiados...


Gelados.
Grelhados.
Assados.
Salados... ai... Saladas!
Cozidos.
Tostas.
Sandes.
Doces.
Frutas.
Chocolates.
Biscoitos.
Compotas.
Chás.
Sumos.
Licores.
Batidos...

Como surpreender com aquele pequeno retoque? Com aquela entrada especial?

...

Se alguém duvidava do nosso jeitinho para fazer aquele prato, ou aquela sobremesa, pois dentro em breve essa eventual dúvida estará extinta. É só uma questão de tempo.

Entretanto deixo umas chávenas para um chá/café. Só tinha estas... :/ mas vão-se passando por água à medida que forem sendo precisas. A malta não é esquisita.






Venham daí então essas sugestões ou truques gastronómicos! =)

24 comentários:

Paideia disse...

entrada, prato principal ou sobremesa?
...

Moscatel

matilde disse...

Ora Paideia - eu aprovo.

Por minha vez sugiro uma salada de beterraba.
Estão a ver (a imaginar, que seja) aquelas beterrabas que se compram algures no supermercado, embaladas em váculo (2 ou 3 num saquinho)? Pois é só cortá-las às rodelinhas ou cubos, juntar umas redolinhas de cebola e temperar com sal, azeite, vinagre e orégãos (coentros também fica bem).
É uma sugestão deliciosamente rápida, saborosa e saudável! =)

matilde disse...

["Rodolinhas" é bonito - mas "rodelinhas" parece-me mais fácil de conseguir. =P]

«« disse...

disso eu gosto, sabes que na minha casa para estrelar um ovo substitui as gorduras pela água?.....pois é, pedist um dicva, vai aí uma que é saudável e não tira o gosto

Miguel Pinto disse...

Esta semana tenho muito para escutar :)

IC disse...

Fiquei satisfeitíssima com o desafio. É que eu sou muito pouco dotada para a arte da culinária - então doces, só sei fazer bem um e é no microondas. Uma acção de formação online, para mais no Aragem, vem mesmo a calhar para mim ;)

Teresa Martinho Marques disse...

OK... como entrada:
Camarões ao alhinho... (desculpa lá Miguel S... num é cum água... é cum azeitinho).
Num wok chinês colocar azeite e alhinho cortadinho às rodelas... acender o lume... não deixar queimar o alho... colocar uns bons camarões... temperar com flor de sal... e ir dando uma voltinha até estarem prontos. Claro que podem sempre descascar antes, deixando a cabeça e o rabinho... mas também podem "lambuzar-se" a seguir descascando e comendo. Mas o melhor truque dos camarões ao alhinho é este: fim de tarde, Meco, Onda Azul ou Bar do Peixe... a caminho do pôr-do-sol... pedi-los com gentileza, pagá-los à saída. Magnífico! (O local ideal para um eventual encontro da confraria... eh eh eh). Ah! É verdade! Acompanhar com........ um sumo natural de laranja e uma saladinha de tomate e cebola (vês MS... não disse cerveja nem batatas fritas...)

Teresa Martinho Marques disse...

P.S. Ambos os restaurantes estão na praia... portanto, tudo é regado com o belo mar...

IC disse...

Obrigada 3za! É receita super para mim, pois é fácil e vem mesmo a calhar - vou conseguir fazer um brilharete perante a família! Só me ias tirando o apetite com essa sugestão de sumo de laranja a acompanhar camarões!!! Ora esta! Na disciplina de culinária não quero o Miguel Sousa em prof titular, pronto!

Isabel retira-se a resmungar: _ Ovos escalfados em vez de estrelados ainda vá, mas sum......

Miguel Pinto disse...

:( há algum problema em acompanhar os camarões no alho com uma super bock?

AnaCristina disse...

Numa onda light, onde o sumo de laranja natural e bem fresquinho impera... aproveitemos os restos de carne (ou peixe) que sobraram de uma qualquer refeição anterior... e desfiamo-los. Juntemos-lhe cenoura ralada, ervilhas, algum milho, uma batata cozida e cortada aos quadradinhos, tomate, alface, courgete às lâminas e delicias do mar. Tempere-se tudo com azeite. (Para quem prefira, pode juntar-se um iogurte natural a envolver... para um toque mais doce o iogurte pode ser de aroma)

Serve-se numa mesa de piquenique junto à Barragem do Divor (no interior alentejano) ou junto à Praia do Pescador (no barlavento algarvio) com um agradável e festivaleiro grupo de amigos. Acompanhe-se com anedotas bem fresquinhas e sobre Alentejanos c'a gente nã s'importa...

«« disse...

3za, como sujestão manda-lhe com tres pimentas da madeira, pequeninhas cortadas aos pedacinhos e venha daí a super bock hihihi

matilde disse...

1l de tinto
1/2 l de 7up (ou uma congénere)
1/2 l da dita superbock (ou, mais uma vez, uma congénere)
250gr açúcar
2 ou 3 laranjas cortadas aos pedaços
1 pau de canela

E eis que sai uma bela de uma sangria.
(É que eu não gosto de cerveja... é uma outra alternativa para acompanhar os camarões da 3za - ou a sangria ou umm branquinho fresquinho. Embora - para mim o sumo de laranja também não fosse mal..eheh)

Anónimo disse...

Então e os amigos homens não sabem nenhuma receita??? Bem... vou deixar a única sobremesa que sei fazer sem risco de sair esquisita, e depois têm a palavra os cavalheiros! (Eh! Não vale ir pedir às mulheres!!)

Num pirex untado - maçãs em lascas, umas passas e miolo de noz ou de amêndoa. Cobrir com a seguinte mistura um pouco batida (quantidades para duas maçãs grandes): 1 colher s. de farinha maizena, 2 ovos inteiros, 6 colheres s. de açucar (rasas, não abusem!), misturar, depois 2,5 dl de leite, misturar/bater.
6-7 minutos no microondas.
Polvilhar com canela. Servir quase frio.

Anónimo disse...

AI vocês..... EStou a ficar cheia de fome......... Esqueci-me de um pormenor: quando ele come camarões ao alhinho, ela também deve comer... assim o fim-de-semana romântico pode manter-te (mais ou menos) sem prejuízo para nenhuma das partes... e, Matilde, detesto cerveja... sangria adoro! Portanto, no almoço da confraria... nós pelo menos já temos bebidinha (o suminho era a ver se o MS ia na conversa...mas ele fez uma boa opção: parece que é mesmo o melhor acompanhamento para os cadáveres fritos e até se diz por aí que faz bem à saúde... é só por isso que ele faz o sacrifício... eh eh eh). Ana... essa saladinha está de fazer crescer água na boca e, Isabel, receita magnífica! Vou experimentar!

AnaCristina disse...

Adoro sangria... o vinho branco fresquinho também não é mal pensado...

E, faço minhas as palavras da Teresa, os homens não contribuem?

Se a Confraria de facto se juntar faço questão de levar uma vinhaça alentejana da boa (Reguengos, Borba ou Monsaraz [ou ainda Coelheiros que é mesmo aqui ao lado de casa dos papás]), de lamber e querer mais ;) assim como a típica sericaia com ameixa de Elvas.

tsiwari disse...

Nestes tempos (de courgettes!), cá vai uma sugestãozinha:

Ingredientes para 4 (ou menos, que comam mais):

- 1 colher de café de manteiga;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 500 g de courgettes cortadas em rodelas finas;
- 2 dentes de alho, picadinhos;
- salsa;
- sal & pimenta (de preferência moída na altura);
- como extra, pimentos coloridos, para quem apreciar.

Como fazer:

Aquecer a manteiga e o azeite numa frigideira. Juntar as rodelas de courgettes, o alho e a salsa. Misturar delicadamente!

Saltear durante cerca de 7 minutos, ou até que as courgettes estejam "cozinhadas" mas ainda "firmes".
Juntar o sal e a pimenta(e, eventualmente, os pimentos salteados).

Servir de imediato.

A sangria dava jeito para acompanhar.

E a sericaia para compensar a "dieta"!

Rosa dos Ventos disse...

Tornei-me preguiçosa!
Vou ao restaurante em frente e trago para casa!
Mas dá cá um trabalhão meter a loiça na máquina! E tirá-la?! ;-))
Apesar de tudo faço colecção de livros de cozinha...adoro as imagens!

«« disse...

Cara Tit, a minha sangria é optima e só leva vinho, açucar e limão....bem e se quiserem falar da poncha, que bem até já pus o padre a jogar ao salto de eixo eh eh eh

Anónimo disse...

Estou aqui a rir que nem uma perdida a imaginar um Padre a saltar ao eixo! Oh Miguel!
Só tu...

matilde disse...

mmmm... a bela da poncha...! (conheci-a bem caseira em Câmara de Lobos... espectáculo!)
Podias deixar a receita, Miguel Sousa, ou é segredo da ilha? :$.. vá láaa... =P
Eu até tenho aqui aquele instrumento com nome sui generis para fazer a poncha e tudo... só me falta a receita mesmo... :/

Miguel Pinto disse...

beeemm... proponho um louvor à Tit pela sua capacidade de mobilização... Tit a ministra já!! (por esta e, principalmente, pelas outras razões ;))

Anónimo disse...

Vinha dar os parabéns à Tit pela mobilização conseguida, mas não preciso de escrever, tenho o comentário do Mighel P. para subscrever :))

matilde disse...

Com "arejados" destes e a ajudinha do petisco... não foi difícil. E o mérito... ora é de todos nós em igual medida =)
Quando à ideia do Miguel P - bem, não me desejas nenhum mal!.. =P

Beijinhos e Bom fim de semana a todos. Com belos cozinhados e petiscos.