quinta-feira, maio 3

Mas anda tudo louco, lá no min.pt???


(Hellllooooooooooue????)

Eu fico deveras atónito!


Que será que se passa na cabeça dos responsáveis pelo calendário do exames nacionais? Alguém no seu juízo perfeito marcaria um exame a começar às 11h 30min e a acabar às 14h?

Pois é verdade! Na Quinta-feira, 21 de Junho, pelas 9h está marcado o exame nacional de Matemática do 9.º ano. E às 11h 30min marcados estão os exames nacionais do Ensino Secundário:10.º/11.º anos ou 11.º/12.º anos:Matemática B (735);Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835);Latim A (732);12.º ano - Matemática A (635). De tarde, 15h, não está marcado qualquer exame nacional.

Ora, como Matemática A tem uma duração de 150min... ie, 2h e meia (!!!), os examinandos começam a prestar prova pelas 11h 30min, passam a hora do almoço às voltas com a prova, e acabarão, se correr bem, pelas 14h!

Porque não fizeram como no dia 18 de Junho em que há exames marcados às 9h e depois às 15h?


Pensei... pensei... e descobri duas razões para tal cenário:


1.ª - Se saltarem um almoço... combate-se a obesidade, que é um problema nacional.


2.ª - Sabemos que a Matemática é uma das disciplinas com maior índice de insucesso, de reprovações sem conta em situação de exame nacional. É por todos sabido que os maiores avanços científicos se deram em tempos de fome... Assim, por modus ponen, trata-se de uma jogada rebuscadíssima do ministério para combater o insucesso a Matemática!!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Tsiwari, já me ri com as razões que descobriste :))
Já agora, a propósito dos exames: estou com muita curiosidade em ver os resultados das medidas para a Matemática nos exames do 9º ano. Tenho é cá uma suspeitazinha de que este ano a prova terá uns itens e uma pontuação mais ao jeitinho dos alunos, mas isto é o meu pensamento que anda maldoso... (vê mas é se tás calada, Isabel!!!)

Miguel Pinto disse...

Tsiwari
Olha aí está algo que nunca me tinha ocorrido: colocar os responsáveis do ministério da educação a pão e água até que ocorram avanços na educação... Se é uma questão de fome...

Alda Serras disse...

Se os resultados forem maus, sempre se pode atribuir a culpa à fome!

Teresa Martinho Marques disse...

Com esta conversa toda abriram-me o apetite... e antes que inventem uns horários para os professores, ao jeitinho destes para os exames... é melhor ir comer qualquer coisinha..... nunca se sabe quando será a última refeição.... olha se a moda pega!!!

sapiens disse...

antes assim que às 9! odeio acordar cedo para ir fazer o exame! pior pior é haver exame de tuga e FQ (2ª fase) no mesmo dia!... bah!