(Hellllooooooooooue????)
Eu fico deveras atónito!
Que será que se passa na cabeça dos responsáveis pelo calendário do exames nacionais? Alguém no seu juízo perfeito marcaria um exame a começar às 11h 30min e a acabar às 14h?
Pois é verdade! Na Quinta-feira, 21 de Junho, pelas 9h
está marcado o exame nacional de Matemática do 9.º ano. E às 11h 30min marcados estão os exames nacionais do Ensino Secundário:10.º/11.º anos ou 11.º/12.º anos:Matemática B (735);Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835);Latim A (732);12.º ano - Matemática A (635). De tarde, 15h, não está marcado qualquer exame nacional.
Ora, como Matemática A tem uma duração de 150min... ie, 2h e meia (!!!), os examinandos começam a prestar prova pelas 11h 30min, passam a hora do almoço às voltas com a prova, e acabarão, se correr bem, pelas 14h!
Porque não fizeram como no dia 18 de Junho em que há exames marcados às 9h e depois às 15h?
Pensei... pensei... e descobri duas razões para tal cenário:
1.ª - Se saltarem um almoço... combate-se a obesidade, que é um problema nacional.
2.ª - Sabemos que a Matemática é uma das disciplinas com maior índice de insucesso, de reprovações sem conta em situação de exame nacional. É por todos sabido que os maiores avanços científicos se deram em tempos de fome... Assim, por modus ponen, trata-se de uma jogada rebuscadíssima do ministério para combater o insucesso a Matemática!!!!