quarta-feira, setembro 10

Tudo Acontece por Bem (?)

"O extraordinário contador de contos e íntimo amigo Paco Abril falou-me uma vez de um rei que tinha uma interminável corte de assessores. Um deles distinguia-se porque, depois de cada acontecimento, apostolava de forma inexorável: "Tudo acontece por bem". Um dia, o rei partiu um braço. Os assessores pensaram que essa seria a ocasião propícia para que o companheiro optimista perdesse os favores do monarca. De facto, quando o rei se encontrou com o seu assessor predilecto, este perguntou-lhe:

- Majestade, que aconteceu?

- Uma queda desafortunada provocou-me a fractura do braço e tenho umas dores horríveis.

- Tudo acontece por bem, Majestade, disse o assessor.

Essas palavras provocaram a ira do rei, que o encerrou imediatamente nas masmorras do palácio. Alguns dias mais tarde, o rei saiu de passeio a cavalo. Perdeu-se. Caiu em mãos de uma tribo de antropófagos. Decidiram condená-lo à morte e comê-lo. Quando estavam prontos para o sacrificar, o feiticeiro da tribo disse:

- Não podemos comer o rei. O seu braço não está bom. Se o fizermos, podemos morrer.

O rei foi libertado. Graças à rotura do braço, salvou a sua vida. Regressou ao palácio e dirigiu-se, sem perder tempo, à cela do assessor prisioneiro. Contou-lhe o que tinha sucedido.

- Tens que me perdoar. Tinhas razão. O braço ferido salvou-me a vida. Mas para ti não foi negativo, uma vez que foste preso. Sinto muito. És livre outra vez.

- Também para mim foi positivo. Porque se não tivesse estado na prisão, teria saído de passeio a acompanhar, como sempre, sua Majestade. Os membros da tribo, ao ver que o meu braço estava bom, ter-me-iam comido."


(a partir de MSGuerra)

sábado, setembro 6

Conversa secreta

Eva: Tenho um problema.

Deus: Qual é o problema, Eva?

Eva: Sei que me criaste. Que me deste este belo jardim, todos estes animais maravilhosos e esta serpente com que me farto de rir... Mas não sou feliz. Estou sozinha, aborrecida, farta de comer maçãs...

Deus: Bem, Eva, não te preocupes, tenho uma solução para o teu problema de solidão. Vou criar um homem para ti.

Eva: O que é um homem?

Deus: O homem será uma criatura imperfeita, com grande capacidade para armar intrigas e mentir. Será exímio em enganar e muito orgulhoso. Digamos que te irá criar alguns problemas. Mas será mais forte e mais rápido do que tu, de modo que te poderá proteger fisicamente. Gostará de caçar e de matar animais, terá um aspecto primitivo e uma mentalidade simples. Não será muito inteligente. Distinguir-se-á na execução de criancices, como dedicar-se a dar pontapés numa bola. Mas como te queixas de solidão, irei criá-lo de modo a satisfazer as tuas necessidades físicas. Uma coisa é certa, necessitará sempre do teu conselho para agir correctamente.

Eva: Estou a gostar de ouvir, disse Eva, enquanto levantava o sobrolho com ironia. Mas, que terei eu de dar em troca?

Deus: Como te dizia, o homem será arrogante, vaidoso e muito narcisista... Deste modo, terás de lhe dar a entender que o criei a ele em primeiro lugar. E lembra-te que será este o nosso segredo. De mulher para mulher.

(Fonte: MASG)

Blogue brilhante

A Teresa e a Isabel nomearam o Aragem. Há aqui um erro, um vício na nomeação, porque as duas fazem parte da confraria. E quem é que se importa? Pelo que percebi das regras [eu disse regras?] do concurso [presumo que serão ainda menos viciadas do que foram as regras do concurso para titular], há que nomear sete blogues brilhantes.


Sugiro que deixemos de fora dos holofotes os blogues pessoais dos elementos da confraria. Cada um dos confrades deverá entrar no modo de edição desta entrada e acrescentar um blogue que no seu entender mereça o título. Simples? Fecharei a entrada depois das vossas votações.

Quem é @ primeir@ a nomear e quem merece a nomeação?

3za - Piruetas de Avó ...

JMA - participo para dizer que não sei... (a hipótese da 3za, era a única que me ocorria...). Mas digamos que também não vou muito à confraria dos prémios...

IC - Como já fiz a minha lista no meu cantinho, estava a deixar as nomeações para outros confrades. Mas, como tardam, sugiro uma, não sem antes dizer que o meu conhecimento da blogosfera é muito circunscrito e que ligo pouco ao título "brilhante" (nem tudo o que brilha é ouro, diz a sabedoria popular). Porque conheci há pouco tempo o blogue da Fátima André e gostei, tendo-o juntado às minhas visitas frequentes, aqui o acrescento: Revisitar a Educação

tsiwari : sem qualquer hesitação - anterozóide - pelo sorriso que consegue pôr-me nos lábios, post após post.

Miguel: Entre as intermitências dos confrades mais... errantes ;) deixo uma ponta para um blogue que nunca me deixa indiferente. A Lucília Nunes é uma professora [de outro nível de ensino] que gosta de conversar com subtileza. Coisa rara neste tempo. O blogue é o Conversamos?!

quarta-feira, setembro 3

Que futuro para o nosso Aragem?

Caros confrades,
Com a presente entrada convoco-vos para um debate sobre o futuro do Aragem. A vossa opinião e os olhares sobre o assunto podem ser lançados aqui, no próprio Aragem, em canal aberto. Se preferirem manter a discussão em canal fechado, não há qualquer problema, basta um email.

Permitam-me eleger uma razão epidérmica, como eu gosto de a designar assim, para mantermos este cantinho: sinto que há uma grande empatia entre os confrades, naturalmente essa proximidade é variável entre elementos da equipa. Há outras razões, obviamente. Mas não quero centrar a conversa naquilo que penso sobre o assunto.

Passo-vos a palavra...

terça-feira, setembro 2

ALPORTUCHE


ALPORTUCHE

É um espaço renascido e renovado que pretende colaborar na preservação do Parque Marinho da Arrábida, de forma particular, mas procurando envolver o maior número possível de pessoas.
Aqui fica a divulgação e uma chamada de atenção.

segunda-feira, setembro 1

... e já voltamos ao costume!!!

[Dedicado à IC]

Ainda nem conheço a maior parte dos colegas. Muitos novos a chegar, de expectativas numa mão e receios noutra.

E já tenho os entusiastas notórios e os derrotados à nascença.

Quem sabe disto são os Deolinda. Ora ouçam e vejam lá se não reconhecem a realidade de muitos locais de trabalho (escolas incluídas)...


... e preparemo-nos para isto.


Acabaram as férias...

Não se esqueçam de vir assinar o livro de ponto! ;o)

Entretanto, deixo uma canção...
[Não me ocorre outra, mas a voz do Zeca nunca é demais... Talvez o Tsiwari queira ajudar com outra canção de "arranque"...? ;) ]


sexta-feira, julho 25

Recuperar a esperança perdida


Começar por Londres acho que foi uma boa ideia.
As flores não são de plástico e o ambiente é outra coisa.
Aqui deves ouvir falar todas as línguas do mundo, o que te faz sentir em casa!

Depois aquele deitar na relva como não há em Portugal!
Será que posso?!
Podes sempre!

Um beijão grande para todos vós!
From London.

sábado, julho 19

Ser Professor...



É vê-los crescer...
no talento
na imaginação
na curiosidade
no saber.
E crescer com eles.
É vê-los sentir...
a dor
a frustração
o desânimo
o medo.
E sentir com eles.
É vê-los viver...
a amizade
a tranquilidade
a alegria
o riso.
E viver com eles.
É,
todos os dias,
acreditar no sonho.
No sonho deles.
No nosso sonho.

terça-feira, julho 15

Esperança inteira...

Espera com paciência que o dia um dia vai chegar

Sempre chega o dia de inundar de luz o escuro

Porque não há passado nem presente sem futuro

Espera, mas não apenas... faz o dia acontecer um dia que há-de vir

Revolta-te, grita, empurra, não cales, não te deixes adormecer

A luz só vem se formos muitos a puxar e a querer

Não há caminho feito, só estrada para construir

Ç com cedilha entrelaçando esperança no verbo alcançar

As coisas verdes para acontecerem têm de se semear...

O que sei...

Que há noite.
Que há madrugada.
Que há manhã.

Que não há noite que sempre dure.

E que sem esperança é impossível ser professor.
Difícil, o tempo. As circunstâncias.
Até a con vivência, nas esquinas feridas.

Mas creio que não há outro caminho
para quem não desistiu de 'inventar dias mais claros'.

Mesmo na diferença e na controvérsia
(desde que o respeito do outro seja salvaguardado).

Por isso, esta semente.
(que também sabe que tem de morrer).

segunda-feira, julho 14

Meias-palavras com esperança

"O pensamento visita as circunstâncias, em vez de a mente viver o inferno delas."

Michel Serres


(imagem retirada daqui)

(Quase) Tempo de Férias

Aproximam-se as férias. Para muitos professores, não será fácil pensá-las confiantemente como tempo de levantar o ânimo, tempo de recuperar a confiança, tempo de recriar a esperança. O prazer de educar e ensinar e a crença na luta por uma escola pública de qualidade foram demasiado abalados.


Mas os tempos estão em constante mudança, é preciso que as vontades não aceitem desistência.


Aqui fica uma sugestão: Que cada confrade (e outros) deixe, neste espaço de aragem leve e fresca, o seu grãozinho de esperança, com sabor a férias, mas também com cheirinho a reconstrução da colaboração e da resistência que muita força podem ter se os professores quiserem.

quarta-feira, julho 2

Estamos contigo, Idalina

Estamos contigo, Idalina, num abraço muito sentido.