terça-feira, setembro 2

ALPORTUCHE


ALPORTUCHE

É um espaço renascido e renovado que pretende colaborar na preservação do Parque Marinho da Arrábida, de forma particular, mas procurando envolver o maior número possível de pessoas.
Aqui fica a divulgação e uma chamada de atenção.

segunda-feira, setembro 1

... e já voltamos ao costume!!!

[Dedicado à IC]

Ainda nem conheço a maior parte dos colegas. Muitos novos a chegar, de expectativas numa mão e receios noutra.

E já tenho os entusiastas notórios e os derrotados à nascença.

Quem sabe disto são os Deolinda. Ora ouçam e vejam lá se não reconhecem a realidade de muitos locais de trabalho (escolas incluídas)...


... e preparemo-nos para isto.


Acabaram as férias...

Não se esqueçam de vir assinar o livro de ponto! ;o)

Entretanto, deixo uma canção...
[Não me ocorre outra, mas a voz do Zeca nunca é demais... Talvez o Tsiwari queira ajudar com outra canção de "arranque"...? ;) ]


sexta-feira, julho 25

Recuperar a esperança perdida


Começar por Londres acho que foi uma boa ideia.
As flores não são de plástico e o ambiente é outra coisa.
Aqui deves ouvir falar todas as línguas do mundo, o que te faz sentir em casa!

Depois aquele deitar na relva como não há em Portugal!
Será que posso?!
Podes sempre!

Um beijão grande para todos vós!
From London.

sábado, julho 19

Ser Professor...



É vê-los crescer...
no talento
na imaginação
na curiosidade
no saber.
E crescer com eles.
É vê-los sentir...
a dor
a frustração
o desânimo
o medo.
E sentir com eles.
É vê-los viver...
a amizade
a tranquilidade
a alegria
o riso.
E viver com eles.
É,
todos os dias,
acreditar no sonho.
No sonho deles.
No nosso sonho.

terça-feira, julho 15

Esperança inteira...

Espera com paciência que o dia um dia vai chegar

Sempre chega o dia de inundar de luz o escuro

Porque não há passado nem presente sem futuro

Espera, mas não apenas... faz o dia acontecer um dia que há-de vir

Revolta-te, grita, empurra, não cales, não te deixes adormecer

A luz só vem se formos muitos a puxar e a querer

Não há caminho feito, só estrada para construir

Ç com cedilha entrelaçando esperança no verbo alcançar

As coisas verdes para acontecerem têm de se semear...

O que sei...

Que há noite.
Que há madrugada.
Que há manhã.

Que não há noite que sempre dure.

E que sem esperança é impossível ser professor.
Difícil, o tempo. As circunstâncias.
Até a con vivência, nas esquinas feridas.

Mas creio que não há outro caminho
para quem não desistiu de 'inventar dias mais claros'.

Mesmo na diferença e na controvérsia
(desde que o respeito do outro seja salvaguardado).

Por isso, esta semente.
(que também sabe que tem de morrer).

segunda-feira, julho 14

Meias-palavras com esperança

"O pensamento visita as circunstâncias, em vez de a mente viver o inferno delas."

Michel Serres


(imagem retirada daqui)

(Quase) Tempo de Férias

Aproximam-se as férias. Para muitos professores, não será fácil pensá-las confiantemente como tempo de levantar o ânimo, tempo de recuperar a confiança, tempo de recriar a esperança. O prazer de educar e ensinar e a crença na luta por uma escola pública de qualidade foram demasiado abalados.


Mas os tempos estão em constante mudança, é preciso que as vontades não aceitem desistência.


Aqui fica uma sugestão: Que cada confrade (e outros) deixe, neste espaço de aragem leve e fresca, o seu grãozinho de esperança, com sabor a férias, mas também com cheirinho a reconstrução da colaboração e da resistência que muita força podem ter se os professores quiserem.

quarta-feira, julho 2

Estamos contigo, Idalina

Estamos contigo, Idalina, num abraço muito sentido.

terça-feira, junho 24

Matemática e o Governo

Há muito tempo que não escrevo aqui... talvez porque falar da escola, do ensino, do ser professor me vai, cada vez mais, sendo difícil e doloroso... a não ser que haja momentos de gargalhada como este!
Numa altura em que a Matemática volta à baila e o nosso Governo não assume o facilitismo, este cartoon do Antero está fenomenal.


sábado, junho 14

Coisas Boas?

Desculpem lá, confrades, se me desvio do tema. Mas é fim-de-semana e resolvi aproveitar para partilhar convosco esta imagem que captei no sopé da Arrábida, em Azeitão.

Uma terra a descobrir.

segunda-feira, junho 9

Uma proposta, um desafio

Há tempos correu na blogosfera "docente" a proposta da semana do 'dizer bem', e vários blogues aderiram.
No que respeita às medidas do actual ME, seria muito dificil, ou impossível, a muitos de nós, dizer bem em termos globais. Mas muitos de nós também já tiveram, decerto, a experiência de discutirem com amigos não professores - amigos que até costumam comungar com cada um de nós do respectivo pensamento politico-ideológico, mais globalmente falando -, que têm expectativas positivas quanto aos resultados a curto ou a médio prazo da maioria das medidas de MLR. E, se não conhecem o 'terreno' como nós conhecemos, também não o desconhecem em boa parte. Ora, além de que não somos os detentores da verdade, creio que cada um de nós é capaz de encontrar, entre tantas medidas que vieram em catadupa, alguma(s) necessária(s) e benéfica(s) em si, talvez até se não fosse a (excessiva) regulamentação que as acompanhou.
Talvez nos ajudasse nas reflexões críticas que fazemos se dedicássemos uma semana ao 'dizer bem' (não julgo necessário nos nossos blogues individuais, bastaria neste), contribuindo cada um - elemento desta confraria e quem mais queira - com a sua menção de ao menos uma medida positiva de MLR.

Alinham nesta proposta-desafio?

Ó Miguel, desculpa não ter começado por te pedir autorização como administrador-mor, mas, se a ideia é tonta, eu "tapo" já este post com outro a seguir - uma anedota, por exemplo ;o)

sábado, junho 7

Nova advertência aos fumadores

Fonte
(Recebido por mail)

Valha-nos o humor dos portugueses ;o)