segunda-feira, junho 9

Uma proposta, um desafio

Há tempos correu na blogosfera "docente" a proposta da semana do 'dizer bem', e vários blogues aderiram.
No que respeita às medidas do actual ME, seria muito dificil, ou impossível, a muitos de nós, dizer bem em termos globais. Mas muitos de nós também já tiveram, decerto, a experiência de discutirem com amigos não professores - amigos que até costumam comungar com cada um de nós do respectivo pensamento politico-ideológico, mais globalmente falando -, que têm expectativas positivas quanto aos resultados a curto ou a médio prazo da maioria das medidas de MLR. E, se não conhecem o 'terreno' como nós conhecemos, também não o desconhecem em boa parte. Ora, além de que não somos os detentores da verdade, creio que cada um de nós é capaz de encontrar, entre tantas medidas que vieram em catadupa, alguma(s) necessária(s) e benéfica(s) em si, talvez até se não fosse a (excessiva) regulamentação que as acompanhou.
Talvez nos ajudasse nas reflexões críticas que fazemos se dedicássemos uma semana ao 'dizer bem' (não julgo necessário nos nossos blogues individuais, bastaria neste), contribuindo cada um - elemento desta confraria e quem mais queira - com a sua menção de ao menos uma medida positiva de MLR.

Alinham nesta proposta-desafio?

Ó Miguel, desculpa não ter começado por te pedir autorização como administrador-mor, mas, se a ideia é tonta, eu "tapo" já este post com outro a seguir - uma anedota, por exemplo ;o)

sábado, junho 7

Nova advertência aos fumadores

Fonte
(Recebido por mail)

Valha-nos o humor dos portugueses ;o)



segunda-feira, maio 26

What teachers make

What Teachers Make, or
Objection Overruled, or
If things don't work out, you can always go to law school

By Taylor Mali
www.taylormali.com

He says the problem with teachers is, "What's a kid going to learn
from someone who decided his best option in life was to become a teacher?"
He reminds the other dinner guests that it's true what they say about
teachers:
Those who can, do; those who can't, teach.

I decide to bite my tongue instead of his
and resist the temptation to remind the other dinner guests
that it's also true what they say about lawyers.

Because we're eating, after all, and this is polite company.

"I mean, you're a teacher, Taylor," he says.
"Be honest. What do you make?"

And I wish he hadn't done that
(asked me to be honest)
because, you see, I have a policy
about honesty and ass-kicking:
if you ask for it, I have to let you have it.

You want to know what I make?

I make kids work harder than they ever thought they could.
I can make a C+ feel like a Congressional medal of honor
and an A- feel like a slap in the face.
How dare you waste my time with anything less than your very best.

I make kids sit through 40 minutes of study hall
in absolute silence. No, you may not work in groups.
No, you may not ask a question.
Why won't I let you get a drink of water?
Because you're not thirsty, you're bored, that's why.

I make parents tremble in fear when I call home:
I hope I haven't called at a bad time,
I just wanted to talk to you about something Billy said today.
Billy said, "Leave the kid alone. I still cry sometimes, don't you?"
And it was the noblest act of courage I have ever seen.

I make parents see their children for who they are
and what they can be.

You want to know what I make?

I make kids wonder,
I make them question.
I make them criticize.
I make them apologize and mean it.
I make them write, write, write.
And then I make them read.
I make them spell definitely beautiful, definitely beautiful, definitely
beautiful
over and over and over again until they will never misspell
either one of those words again.
I make them show all their work in math.
And hide it on their final drafts in English.
I make them understand that if you got this (brains)
then you follow this (heart) and if someone ever tries to judge you
by what you make, you give them this (the finger).

Let me break it down for you, so you know what I say is true:
I make a goddamn difference! What about you?

domingo, maio 18

Pontos de vista...

Só uma estória, para arejar... ;o)

Uma vez uma companhia enviou um vendedor de sapatos a uma cidade na África aonde ele nunca tinha vendido. Ele era um dos vendedores mais antigos e experientes, e esperavam grandes resultados.
Logo após sua chegada a África, o vendedor escreveu para a companhia dizendo:- É melhor vocês chamarem-me de volta. Aqui ninguém usa sapatos.
Foi chamado de volta. A companhia decidiu então enviar um outro vendedor que não possuía muita experiência, mas era dotado de grande entusiasmo. A companhia achava que ele seria capaz de vender alguns pares de sapatos.
Pouco depois da sua chegada, ele enviou um telegrama urgente para a firma dizendo:- Por favor, enviem todos os sapatos disponíveis. Aqui ninguém usa sapatos!
Autor desconhecido

quarta-feira, abril 30

Uma corrente

É uma iniciativa que decorre na blogosfera. O Miguel, na sequência do prémio atribuído ao outrÒÓlhar, nomeou o nosso Aragem (ver aqui), incluindo e desafiando todos os confrades.

1- O prémio deve ser atribuído aos blogs que gostamos e visitamos regularmente postando comentários;
2- Ao receber o selo "é um blog bom sim senhora!!" devemos escrever um post incluindo: o nome de quem nos deu o prémio com o respectivo link de acesso + a tag do prémio + a indicação de outros 7 blogs;
3- A tag do prémio deve ser exibida no blog.

Proponho que cada confrade nomeie um blog, indicando-o na caixa de comentários. Depois, serão publicados aqui, em adenda, os sete que tiverem mais nomeações, ou, se não houver repetições, os primeiros sete que forem nomeados - assim, os confrades terão que ser rápidos ;o).
______
Adenda
Blogs nomeados, por ordem alfabética:
A Educação do meu Umbigo, do Paulo Guinote
A photo a day, do Paulo Lopes
Abnoxio, do Ademar Santos
Matéria Dada, do António José Teixeira
Palavras de sabão, da Margarida
Talvez uma Península, da Teresa Lopes

sexta-feira, abril 25

Ridendo Castigat Mores

Acaba de ser lançado o programa "Gandas Oportunidades" para garantir a certificação da população portuguesa.

Obrigatório espreitar!

http://videos.sapo.pt/9diMHEOSHnkLa1ztrDBg

[Ganda nóia!]


Abril

ABRIL DE SIM ABRIL DE NÃO
Eu vi Abril por fora e Abril por dentro
vi o Abril que foi e Abril de agora
eu vi Abril em festa e Abril lamento
Abril como quem ri como quem chora.

Eu vi chorar Abril e Abril partir
vi o Abril de sim e Abril de não
Abril que já não é Abril por vir
e como tudo o mais contradição.

Vi o Abril que ganha e Abril que perde
Abril que foi Abril e o que não foi
eu vi Abril de ser e de não ser.

Abril de Abril vestido (Abril tão verde)
Abril de Abril despido (Abril que dói)
Abril já feito. E ainda por fazer.

Manuel Alegre

quarta-feira, abril 9

:o)

Estava o engenheiro Sócrates em campanha pelo Alentejo, quando se depara com um alentejano a descansar. Decide então impingir-lhe a lenga-lenga do seu discurso de campanha. Os dois ficam ali a trocar palavras, até que Sócrates lhe pergunta:
- Se tivesse que trabalhar para o PCP, quantas horas por dia faria ?
- Para o PCP ? Nem uma.
O engenheiro todo contente - este ao menos não é comuna, pensava para si.
- E para o CDS-PP, quantas horas faria ?
- Bom, para esses talvez umas 3, 4 horas diárias.
- E para o PSD ?
- Ah, para esses já trabalhava umas 8, vá lá, 10 horas.
- E aqui para o meu PS ?
- Oh engenheiro, trabalharia as horas que fossem necessárias. 24 sem parar.
Sócrates ficou impressionado pela dedicação que o homem mostrava.
- Assim é que é, compadre. Esforço e empenho é o que precisamos. Diga-me já agora, qual é mesmo a sua profissão ?
- Sou coveiro.

quarta-feira, abril 2

Uma Besta chamada Guillermo Habacuc Vargas

Segundo informação recebida a besta que se dá pelo nome de Guillermo Habacuc Vargas pretende praticar a mesma barbárie na Bienal Centroamericana que se realiza este ano nas Honduras.
Corre já uma petição que poderá ser assinada AQUI.


E esta é a cara da besta.


Tenho dito!

terça-feira, abril 1

:o)

IRS 2008

Dúvida colocada no site das Finanças:
"Sou sócio do Benfica e estou a fazer a minha declaração de IRS.
Como pago a quota de sócio todos os meses, devo colocar o Benfica como meu
dependente? "

sexta-feira, março 21

Boa Páscoa!

Aproveitem bem para recompor a cabeça renovando energias e ânimo ;o)


segunda-feira, março 10

1 - Olha... então qual é o conflito? / 2 - Recordem-se disto sff

.
.
1 - "O que me convence não é a força dos números. É a força da razão".
[Sócrates (o vivo) dixit]


Acho que este também é o discurso dos professores quando lhes querem vender algumas estatísticas e fazer a sua progressão depender dos resultados dos alunos.
Então... para quê tanta celeuma? Bem vistas as coisas, estamos todos de acordo... os números valem o que valem... o que importa é a razão!


2 - "Era só o que mais faltava se as decisões do governo fossem tomadas na rua!"
[Sócrates (o vivo), Vitorino (o pequenino não canta, que se saiba), Maria LR (a...vocês sabem quem) et all]


Quem os viu há cerca de 3 anos atrás e quem os vê agora...
Será que manterão esta coerência de discurso nos actos pré-eleitorais? Ou... virão eles para a rua - todos juntos, piores que hooligans, uns perfeitos arruaceiros e a quererem comer-nos as criancinhas todas ao pikênalmoço?

terça-feira, março 4

:)

Há dias em que estou mais lerdo, mais cansado, menos assertivo, mais distante, menos sagaz. Já passaram algumas horas e continuo sem perceber os motivos do burburinho gerado na blogosfera docente depois de conhecida a integração do José Matias Alves na CCAP...
Bom trabalho JMatias.

sábado, março 1

Afinal... quem os põe lá?

.
.
.
.











[Imagens sabe Deus de onde... agora estavam no meu pc]




Um amigo meu comprou um frigorífico novo e para se livrar do velho, colocou-o em frente do prédio, no passeio, com o aviso: "Grátis e a funcionar. Se quiser, pode levar". O frigorífico ficou três dias no passeio sem receber um olhar dos passantes.
Ele chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na oferta. Parecia bom de mais para ser verdade e mudou o aviso: "Frigorífico à venda por 50,00 €. No dia seguinte, tinha sido roubado! Cuidado! Este tipo de gente vota!




-----------------------------------------------------------------------



Ao visitar uma casa para alugar, o meu irmão perguntou à agente imobiliária para que lado era o Norte, porque não queria que o sol o acordasse todas as manhãs. A agente perguntou: "O sol nasce no Norte?" Quando o meu irmão lhe explicou que o sol nasce a Nascente (aliás, daí o nome e que há muito tempo que isso acontece!) ela disse: "Eu não estou actualizada a respeito destes assuntos". Ela também vota!



-----------------------------------------------------------------------



Trabalhei uns anos num centro de atendimento a clientes em Ponta Delgada - Açores. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava aberto. Eu respondi: "O número que o senhor discou está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana." Ele então perguntou: "Pelo horário de Lisboa ou pelo horário de Ponta Delgada?" Para acabar logo com o assunto, respondi: "Horário do Brasil." Ele vota!



-----------------------------------------------------------------------



Um colega e eu estávamos a almoçar no self-service da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falar a respeito das queimaduras de sol que ela tinha, por ter ido de carro para o litoral. Estava num descapotável, por isso, "não pensou que ficasse queimada, pois o carro estava em movimento." Ela também vota!


------------------------------------------------------------



A minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, para cortar o cinto de segurança, se ela ficar presa nele. Ela guarda a ferramenta no porta-bagagens! A minha cunhada também vota!


-----------------------------------------------------------------------



Uns amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa e notámos que as grades tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, comprámos 2 grades. O caixa multiplicou 10% por 2 e fez-nos um desconto de 20%. Ele também vota!


-----------------------------------------------------------------------


Saí com um amigo e vimos uma mulher com uma argola no nariz, ligada a um brinco, por meio de uma corrente. O meu amigo disse: "Será que a corrente não dá um puxão cada vez que ela vira a cabeça?" Expliquei-lhe que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma distância, independentemente da pessoa virar a cabeça ou não. O meu amigo também vota!



-----------------------------------------------------------------------

Ao chegar de avião, as minhas malas nunca mais apareciam na área de recolha da bagagem. Fui então ao sector da bagagem extraviada e disse à mulher que as minhas malas não tinham aparecido. Ela sorriu e disse-me para não me preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em boas mãos. "Agora diga-me, perguntou ela... o seu avião já chegou?" Ela também vota!


-----------------------------------------------------------------------


À espera de ser atendido numa pizzaria observei um homem a pedir uma pizza para levar. Ele estava sozinho e o empregado perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em 6. Ele pensou algum tempo, antes de responder: "Corte em 4 pedaços; acho que não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços."
Isso mesmo, ele também vota!



-----------------------------------------------------------------------



Agora já sabem QUEM elege os políticos!...

[Recebido por email - desconheço a autoria]

Previsão atmosférica e actividade física


O Sol apresenta-se radioso para passeios ao ar livre. Passear é um excelente exercício: aumenta a qualidade da nossa vida, aumenta o oxigénio nas células do corpo, aumenta a resistência às doenças, reduz as tensões, melhora a qualidade do sono, diminui a tensão arterial, diminui os níveis de mau colestrol e aumenta os níveis do bom colesterol, funciona como moderador do apetite, previne a diabetes, ajuda a deixar de fumar, aumenta os níveis de endorfina no organismo(o prozac já era), hormona responsável pela boa disposição.
Para os que precisam de produzir adrenalina, basta mudarem um bocadinho o teor do exercício: torná-lo mais competitivo, cronometrá-lo.


Andar é um exercício muito completo e equilibrado: combate a obesidade e doenças associadas.
(peço publicamente desculpa a TsiWari por este post ter estado durante algumas horas acima do seu, facto de que só agora me dei conta)