sexta-feira, setembro 7
Do Endofinalismo da avaliação
Prosseguindo o inventário dos riscos (da avaliação dos docentes) : o endofinalismo. Enuncia-se no discurso legal e sabe-se por evidência empírica que a avaliação não é um fim em si mesma. É um meio para a) conhecer compreender e melhorar, b) para controlar, c) para certificar, d) para promover... Se a parafernália avaliativa for excessiva, irrealista e opressiva corre-se o risco de transformar um meio num fim (num típico processo burocrático de inversão).
Etiquetas:
avaliação de professores
Avaliação e handicap
Continuando a prosseguir o desafio da Idalina (sobre a regulamentação da avaliação dos professores): anoto agora a obsessão da avaliação servir, sobretudo, para identificar as falhas, os handicaps, as insuficiências nos desempenhos dos professores. Esta visão é tributária de uma filosofia pessimista e punitiva que usa a avaliação para pôr a nú os aspectos negativos, esquecendo de valorizar e celebrar os aspectos positivos. Ora, como se sabe, o reconhecimento e o elogio justos são poderosos instrumentos de implicação, gestão de compromissos e de mudança positiva.
Etiquetas:
avaliação de professores
quinta-feira, setembro 6
Nova aragem…
Tenho um bom motivo para atropelar a entrada do JMatias.
A Teresa Pombo fará parte, a partir de hoje, da nossa robusta, flexível e ágil equipa. Bem-vinda, Teresa.
PS: ufffa… Creio que conseguimos juntar no Aragem todas as Teresas da blogosfera… é bem feito! ;))
A Teresa Pombo fará parte, a partir de hoje, da nossa robusta, flexível e ágil equipa. Bem-vinda, Teresa.
PS: ufffa… Creio que conseguimos juntar no Aragem todas as Teresas da blogosfera… é bem feito! ;))
Etiquetas:
saudação
A obsessão da medida e o risco do empobrecimento
Uma das obsessões (há outras...) que percorre o novo ECD tem a ver com a medição do cumprimento dos objectivos (vide artº 8º do projecto de Decreto Regulamentar da Avaliação dos Professores). Esta hiper-subordinação da acção individual aos objectivos pré-estabelecidos conjugados com os indicadores de medida é tributária de uma ilusão cientifista e tecnocrática e vai inevitavelmente empobrecer as práticas educativas e as aprendizagens dos alunos. Porque o que não puder ser previamente objectivado e medido (ou for de difícil concretização) tenderá a ser abandonado. Se olharmos com atenção encontraremos muitos exemplos do que afirmo. Práticas de extraordinário valor educativo que serão sacrificadas no altar destas tristes ilusões.
Etiquetas:
avaliação de professores,
medida
quarta-feira, setembro 5
PADD: Objectivos individuais...
Estava eu a debulhar na diagonal a coisa... e já depois de uns sorrisos por conta das promessas introdutórias de dignificação, progressão na carreira, melhorias e tal, e mais os indicadores definidos no Agrupamento (isto agora é que vai ser! Havemos de debulhar isto também...), quando dou com o artigo 9º.
Ora se sendo proposta, mas realmente não sendo porque já é quase quase a valer desde agora, fiquei com a sensação de que acrescentei uma tarefa à já longa lista neste arranque de ano lectivo. Percebi bem o que lá vem? Arrancando agora o período de dois anos para a nossa avaliação, temos ou não de redigir desde já o doc referido neste artigo com os nossos objectivos individuais - primeiro proposta nossa mas depois "burilados" num "acordo" de cavalheiros com os avaliadores.... ? (Valendo sempre mais a opinião dos avaliadores se não se chegar a acordo na fixação dos ditos.)
E, se sim, alguém consegue descortinar o que dizer em alguns parâmetros?
(Se não atingirmos as utopias acordadas... seremos castigados.......(?) Será que devemos sonhar rasteirinho? Ambicionar pouco? Ou no acordo querem que a gente vá mais alto para depois cair melhor fora da cota? Hoje que o período de avaliação começa, e p'ra que comece bem, vou fazer uns objectivos, p'rá'nha escola e avaliadores também. Prometo solenemente, o abandono diminuir, acorrento-os às mesas, não me vá alguém fugir... sim sim já tinha poemado umas promessas na teia, mas apeteceu-me outra vez, o que querem?).
Bem, agora a brincar, desculpem, agora a sério: o que considerariam colocar nos vossos objectivos individuais? E o que poderemos esperar desse "acordo" misterioso a estabelecer com os avaliadores?
E eu sem tempo...
(Mas ele há coisas que, lá está, me dão assim diz que é uma espécie de comichão...)
Ora se sendo proposta, mas realmente não sendo porque já é quase quase a valer desde agora, fiquei com a sensação de que acrescentei uma tarefa à já longa lista neste arranque de ano lectivo. Percebi bem o que lá vem? Arrancando agora o período de dois anos para a nossa avaliação, temos ou não de redigir desde já o doc referido neste artigo com os nossos objectivos individuais - primeiro proposta nossa mas depois "burilados" num "acordo" de cavalheiros com os avaliadores.... ? (Valendo sempre mais a opinião dos avaliadores se não se chegar a acordo na fixação dos ditos.)
E, se sim, alguém consegue descortinar o que dizer em alguns parâmetros?
(Se não atingirmos as utopias acordadas... seremos castigados.......(?) Será que devemos sonhar rasteirinho? Ambicionar pouco? Ou no acordo querem que a gente vá mais alto para depois cair melhor fora da cota? Hoje que o período de avaliação começa, e p'ra que comece bem, vou fazer uns objectivos, p'rá'nha escola e avaliadores também. Prometo solenemente, o abandono diminuir, acorrento-os às mesas, não me vá alguém fugir... sim sim já tinha poemado umas promessas na teia, mas apeteceu-me outra vez, o que querem?).
Bem, agora a brincar, desculpem, agora a sério: o que considerariam colocar nos vossos objectivos individuais? E o que poderemos esperar desse "acordo" misterioso a estabelecer com os avaliadores?
E eu sem tempo...
(Mas ele há coisas que, lá está, me dão assim diz que é uma espécie de comichão...)
Publicada por
Teresa Martinho Marques
à(s)
7:36 da manhã
5 comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
carreira
terça-feira, setembro 4
Novo confrade…
O José Matias Alves, do Terrear, fará com que a brisa do norte sopre com outra intensidade ;)
Bem-vindo!
PS: Sugiro que delapidem o texto da Idalina. Encontra-se já a seguir.
Bem-vindo!
PS: Sugiro que delapidem o texto da Idalina. Encontra-se já a seguir.
Etiquetas:
saudação
segunda-feira, setembro 3
O que já é, embora estando para ser
Temos já em mãos o documento de trabalho que servirá de base à regulamentação do novo sistema da avaliação de desempenho dos docentes.O documento ainda não foi aprovado em Conselho de Ministros, mas já está publicado no sítio do Ministério da Educação e aplica-se já ao desempenho a partir de 1 de Setembro, sendo de prever que não venha a ser sujeito a grandes alterações.
Passando ao largo da metodologia da publicação, deparamo-nos com um documento que levanta, naturalmente um conjunto de interrogações e suscita outras tantas interjeições. A verdade é que não podemos ficar-nos pela pontuação. Temos de arregaçar mangas e começar a "debulhar" o normativo.
Eu proponho que comecemos a fazê-lo aqui, em conjunto. Estão de acordo? Talvez a nossa Isabel Campeão pudesse fazer o papel de comentadora das percepções pessoais que aqui vamos registando...
Passando ao largo da metodologia da publicação, deparamo-nos com um documento que levanta, naturalmente um conjunto de interrogações e suscita outras tantas interjeições. A verdade é que não podemos ficar-nos pela pontuação. Temos de arregaçar mangas e começar a "debulhar" o normativo.
Eu proponho que comecemos a fazê-lo aqui, em conjunto. Estão de acordo? Talvez a nossa Isabel Campeão pudesse fazer o papel de comentadora das percepções pessoais que aqui vamos registando...
Etiquetas:
carreira
domingo, setembro 2
sexta-feira, agosto 31
Diana morreu, mas Teresa de Calcutá também….lembram-se???
A minha indignação fica aqui……será que alguém entende? Não se trata de religião, mas de solidariedade, pois aquele sentimento que está cada vez mais afastado de todos nós, isto também é escola, isto também é saúde…saúde mental. Este mundo tem que dar uma volta…
A minha indignação fica aqui……será que alguém entende? Não se trata de religião, mas de solidariedade, pois aquele sentimento que está cada vez mais afastado de todos nós, isto também é escola, isto também é saúde…saúde mental. Este mundo tem que dar uma volta…
quinta-feira, agosto 30
Hiperconvosco
Este é apenas um ritual de entrada, que justifica o "convosco": estou a entrar, mas ainda tenho um pé fora.
Os rituais unem as pessoas em redes de vinculação e de partilha que se entranham profundamente em nós.
Todas as dimensões da vida são ritualizáveis, particularmente aquelas em que dependemos da rede de apoios da comunidade que nos adopta.
Quero que este seja um ritual criativo, catalizador da nossa transformação individual e colectiva, revitalizante, na medida em que carrega cada uma das nossas experiências, integrando-as e dinamizando-as.
Muito bem: estou "presa" a vós, o que quer dizer que há laços que nos unem e os laços têm por vezes, uma natureza quase indizível,mas outras vezes podem expressar-se numa perspectiva de futuro e o futuro é um dos elementos de uma comunidade, provavelmente o meu preferido, porque ele implica, não apenas laços que perduram, mas também em papéis,tarefas e projectos.
A partir de agora proponho que passemos a precisar uns dos outros.E que esse seja o nosso maior projecto.
Os rituais unem as pessoas em redes de vinculação e de partilha que se entranham profundamente em nós.
Todas as dimensões da vida são ritualizáveis, particularmente aquelas em que dependemos da rede de apoios da comunidade que nos adopta.
Quero que este seja um ritual criativo, catalizador da nossa transformação individual e colectiva, revitalizante, na medida em que carrega cada uma das nossas experiências, integrando-as e dinamizando-as.
Muito bem: estou "presa" a vós, o que quer dizer que há laços que nos unem e os laços têm por vezes, uma natureza quase indizível,mas outras vezes podem expressar-se numa perspectiva de futuro e o futuro é um dos elementos de uma comunidade, provavelmente o meu preferido, porque ele implica, não apenas laços que perduram, mas também em papéis,tarefas e projectos.
A partir de agora proponho que passemos a precisar uns dos outros.E que esse seja o nosso maior projecto.
Etiquetas:
laços e projectos
Nova aragem...
A Idalina Jorge junta-se, assim, à belíssima equipa do Aragem.
Bem-vinda, Idalina :)
Bem-vinda, Idalina :)
Etiquetas:
blog
terça-feira, agosto 28
pois...
Quando o José Sócrates acordou descobriu que estava sozinho no Palácio de S Bento. Não havia ajudantes de ordens. Não havia ministros, não havia cozinheiros. Nem contínuos, nem mesmo os seus mais fiéis assessores e ministros mais próximos ele encontrou. Não havia ninguém.
José Sócrates pegou no carro e saiu para dar uma volta pela cidade para ver se encontrava alguém. Mas a cidade estava deserta. Não havia ninguém nas elegantes avenidas de Lisboa, e ele voltou para o palácio muito preocupado.
Daí a pouco,o telefone tocou. Era o António Costa.
- Zé? - disse o António Costa. - És tu?
- Sim, sou eu. Mas o que é que se passa? Não está ninguém aqui em Lisboa? O que houve? Assim, não pode. Assim, não dá!
- É claro que não tem ninguém aí. Nem em Lisboa nem no resto do país, meu amigo. Tu não te lembras do teu discurso de ontem à noite na televisão? Tu descontrolaste-te e disseste que quem não estivesse satisfeito com o teu governo que fosse embora, que mudasse de país.
- Eu??? Eu disse isso?! E agora?... então ficamos só nós dois aqui em Portugal?
- Nós dois, porra nenhuma!! Eu estou a telefonar de Paris.
José Sócrates pegou no carro e saiu para dar uma volta pela cidade para ver se encontrava alguém. Mas a cidade estava deserta. Não havia ninguém nas elegantes avenidas de Lisboa, e ele voltou para o palácio muito preocupado.
Daí a pouco,o telefone tocou. Era o António Costa.
- Zé? - disse o António Costa. - És tu?
- Sim, sou eu. Mas o que é que se passa? Não está ninguém aqui em Lisboa? O que houve? Assim, não pode. Assim, não dá!
- É claro que não tem ninguém aí. Nem em Lisboa nem no resto do país, meu amigo. Tu não te lembras do teu discurso de ontem à noite na televisão? Tu descontrolaste-te e disseste que quem não estivesse satisfeito com o teu governo que fosse embora, que mudasse de país.
- Eu??? Eu disse isso?! E agora?... então ficamos só nós dois aqui em Portugal?
- Nós dois, porra nenhuma!! Eu estou a telefonar de Paris.
segunda-feira, agosto 20
hihihi - bom regresso ao trabalho...aproveitem a ideia..
ATENDEDOR AUTOMÁTICO ESCOLAR(
Esta é a mensagem que o pessoal docente da Escola Secundária de PacificPalisades (Califórnia) aprovou unanimemente que deveria ser gravada no atendedor de chamadas da escola.Foi o resultado de a escola ter implementado medidas que exigiam aos alunos e aos pais que fossem responsáveis pelas faltas dos estudantes e pelas faltas de trabalho de casa. A escola e os professores estão a ser processados por pais que querem que as notas que levam ao chumbo dos seus filhos sejam alteradas para notas que os passem - ainda que esses miúdos tenham faltado 15 a 30 vezes num semestre e não tenham realizado trabalhosescolares suficientes para poderem ter positiva.
AQUI VAI A MENSAGEM GRAVADA:
Olá! Foi direccionado para o atendedor automático da escola. De forma apodermos ajudá-lo a falar com a pessoa certa, por favor ouça todas asopçõesantes de fazer a sua selecção:
- Para mentir sobre a justificação das faltas do seu filho,pressione a tecla 1 - Para inventar uma desculpa sobre porque é que o seu filho não fez o seutrabalho, tecla 2 - Para se queixar sobre o que nós fazemos, tecla 3 - Para insultar os professores, tecla 4 - Para saber por que razão não recebeu determinada informação que já estavareferida no boletim informativo ou em diversos documentos que lhe enviámos,tecla 5 - Se quiser que lhe criemos a sua criança, tecla 6 - Se quiser agarrar, tocar, esbofetear ou agredir alguém, tecla 7 - Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano, tecla 8 - Para se queixar dos tranportes escolares, tecla 9 - Para se queixar dos almoços fornecidos pela escola, tecla 0 - Se já compreendeu que este é o mundo real e que a sua criança deve ser responsabilizada e responsável pelo seu comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelos seus tpcs, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!
Subscrever:
Mensagens (Atom)


