quarta-feira, junho 27

3 anitos… :o)

O Aragem comemorou, ontem, 3 anitos.
Foi um percurso inicial solitário, até que se juntaram outros caminhantes… para fazer o caminho.
Creio que a primeira entrada ainda se mantém actual:
“É uma brisa que corre pelas coisas e pelo mundo. Pequenos reparos, ideias soltas, trivialidades ou pequenos nadas.”
PS (salvo-seja): Peço desculpa à confraria pela interrupção do ciclo temático.

domingo, junho 24

Tema 5 - Afinal para que serve a escola?


É esse o desafio que vos proponho, uma coisita leve, sem outro interesse que não seja a troca de “trivialidades” e para que não digam que lanço foguetes e não espero para apanhar as canas. Lá vão uns bitaites sobre o assunto:

Para a mim a escola serve:

- para nada e para tudo;

- para aprender a sorrir, a dar, a receber a chorar e a ver;

- para aprender a pensar, falar, contar, cantar e encantar;

- para aprender a perdoar…..


Delfim dos Santos dizia que educar era o acto de imundar a criança (imundar no sentido de lhe dar o mundo) e para você?

quinta-feira, junho 14

Tema 4 - Música Portuguesa

Ora bem... Voluntario-me eu para este novo desafio e vou provocar-vos...


Tendo o desafio proposto sempre uma música, que tal discutirmos a Música... Portuguesa por que não?


Falo de Música Ligeira, Pimba, Clássica, Tradicional, o que quiserem...


Gostos? Melhor ou pior que a estrangeira? Contra ou a favor de Música Portuguesa, com mais frequência, nas rádios?

domingo, junho 3

Tema 3 – Pedra filosofal


Depois de um mergulho às memórias bem impulsionado pelo tema da saudade, projecto no futuro o próximo tema: a pedra filosofal pode significar a busca da transcendência.

Que sonhos, que utopias?

sexta-feira, junho 1

Dia Mundial da Criança

Confrades, perdoem-me esta brusca mudança de tema, mas, hoje, o dia é delas.

imagem do clipart do office

Parágrafo Único

Para estar de bem comigo e com os outros,

aos meus direitos juntei o dever de amar;

aos meus deveres, o direito de ser amado.

Vergílio Alberto Vieira






domingo, maio 27

Tema 2 - Saudade


(É um olhar solitário para trás... - Jan2007, Porto)


Dizem que é portuguesa. Que não há, noutras línguas, palavras que traduzam este sentimento, pelo menos com a força desta.

As nossas saudades, quais são? Que momentos? Que pessoas? Que sentimentos?

P.S. - Se o confrade-mor, assim o entender, pode mandar este tema musical para a entrada e servirá como fio condutor aos posts temáticos. Que podem, segundo entendi, trazer outros trechos musicais apropriados aos posts de cada um.

Alea jacta est.

segunda-feira, maio 21

Tentação... não consigo resistir

Pois... mesmo sem ter ainda entendido muito bem como vai ser... e aproveitando que o Aragem hoje não tem aqui ninguém e eu estou numa de não fazer nada, como se pode ver na teia, pelo menos até daqui a uns minutos, inventei um figurino semelhante e, só hoje, faço a provocação desta forma: vídeo e texto.... As respostas (que eu própria terei de dar) não sei se deverão ser feitas em comentário se com entradas com o mesmo título mas devidamente numeradas... :). O nosso mestre da confraria dirá. Têm uma semana...
Depois, quando o Tsiwari estiver livre inicia a coisa como deve ser... hoje é só uma provocação para ver se acordamos e... arejamos...

Então, aqui vai:

A música:



A provocação:

Tentação. Sim. É a minha proposta.
Que cada um diga quais são aquelas a que não conseguem resistir...

(Não se esqueçam que o público do Aragem tem qualquer coisa entre 8 e 88 anos... :)
A ideia não é criar um pico de audiência aqui no Aragem por conta de alguma tentação mais... digamos... arejada?)

quarta-feira, maio 16

A Festa do Titular!

Colegas, sabemos que o Tsiwari anda muito ocupado lá pela escolinha dele. Será que este cartoon o poderá ajudar em alguma coisa?...

domingo, maio 13

Uma nova aragem…

Depois de uma breve troca de galhardetes, a Isabel deixou no ar uma ideia interessante que visa animar este espaço de amena cavaqueira: após a definição de um tema, cada um dos confrades elaboraria um pequeno post, à vez, e escolheria o tema musical para enfeitar a entrada.

Hummm… parece-me bem! Aguardo pelas reacções dos residentes… e não só!

sexta-feira, maio 4

Folding@Home

Para quem tem pc e ligação à net, e o tem ligado muito tempo (a sacar qualquer coisa, a jogar, etc), existe um projecto interessante que precisa do vosso computador: o Folding@Home.

É um projecto de computação distribuída da Universidade de Stanford (EUA) que utiliza os recursos de milhares de computadores domésticos em todo o mundo para simular estruturas de proteínas e a maneira como se "enrolam", e assim descobrir falhas que estão na origem de doenças como Alzheimer, Parkinson, diversos tipos de cancro, e por aí fora.

O site português: www.portugalfolding.org

Para responder às eventuais dúvidas sobre este projecto, é só clicar aqui.

quinta-feira, maio 3

Mas anda tudo louco, lá no min.pt???


(Hellllooooooooooue????)

Eu fico deveras atónito!


Que será que se passa na cabeça dos responsáveis pelo calendário do exames nacionais? Alguém no seu juízo perfeito marcaria um exame a começar às 11h 30min e a acabar às 14h?

Pois é verdade! Na Quinta-feira, 21 de Junho, pelas 9h está marcado o exame nacional de Matemática do 9.º ano. E às 11h 30min marcados estão os exames nacionais do Ensino Secundário:10.º/11.º anos ou 11.º/12.º anos:Matemática B (735);Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835);Latim A (732);12.º ano - Matemática A (635). De tarde, 15h, não está marcado qualquer exame nacional.

Ora, como Matemática A tem uma duração de 150min... ie, 2h e meia (!!!), os examinandos começam a prestar prova pelas 11h 30min, passam a hora do almoço às voltas com a prova, e acabarão, se correr bem, pelas 14h!

Porque não fizeram como no dia 18 de Junho em que há exames marcados às 9h e depois às 15h?


Pensei... pensei... e descobri duas razões para tal cenário:


1.ª - Se saltarem um almoço... combate-se a obesidade, que é um problema nacional.


2.ª - Sabemos que a Matemática é uma das disciplinas com maior índice de insucesso, de reprovações sem conta em situação de exame nacional. É por todos sabido que os maiores avanços científicos se deram em tempos de fome... Assim, por modus ponen, trata-se de uma jogada rebuscadíssima do ministério para combater o insucesso a Matemática!!!!

quarta-feira, maio 2

SLB no Second Life

Vejam bem o que, acidentalmente, descobri!


Nada mais, nada menos, do que a Casa do Benfica no Second Life! Miguel, este post é para ti!



terça-feira, maio 1

Um Feriado Deveras Viajado

Vejam bem, hoje, dia chuvoso, uma constipação em cima de mim, e ainda tive tempo de ir até à Ilha da Universidade de Aveiro, deixar um e-mail, sentar-me um pouco, desfrutando a paisagem...


... e ainda dar uma passadela pela T-Online Beach, e dançar um pouco. É verdade! Ainda consegui 4 dólares! Tudo isto sem sair de casa...


Então, Miguéis? Quando vos verei por lá?

segunda-feira, abril 30

Aragem Colorida



Depois da referência do Miguel ao Aragem no seu Outròólhar, formou-se uma entrada na minha cabeça, para o nosso Aragem.
Tenho andado um pouco distante nas minhas escritas por aqui.
Venho deliciar-me e sorrir com frequência, mas contribuir - quase nada...

Hoje venho deixar os parabéns ao Aragem.
À nossa equipa.

Ao Miguel, em particular.
Por ter conseguido juntar num mesmo espaço 8 professores que não se conhecem pessoalmente.
8 pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo com tanto de igual.

Uma Boa semana para todos.
Para todos nós - os 8 Arejados.
Para todos os nossos milhões de visitantes (mais milhão, menos milhão... :P).

sábado, abril 28

Animais proibidos…

"Uma mulher de 47 anos ficou este sábado gravemente ferida depois de ser sido atacada por um cão de raça Rottweiler na casa onde trabalhava, em Caramos, Felgueiras, disse fonte hospitalar.[...]"
E vai crescendo o número de vítimas de ataques materializados por animais de estimação…
E vamos discutindo o uso e porte de armas na América...
E vamos assobiando para o ar…