domingo, maio 27

Tema 2 - Saudade


(É um olhar solitário para trás... - Jan2007, Porto)


Dizem que é portuguesa. Que não há, noutras línguas, palavras que traduzam este sentimento, pelo menos com a força desta.

As nossas saudades, quais são? Que momentos? Que pessoas? Que sentimentos?

P.S. - Se o confrade-mor, assim o entender, pode mandar este tema musical para a entrada e servirá como fio condutor aos posts temáticos. Que podem, segundo entendi, trazer outros trechos musicais apropriados aos posts de cada um.

Alea jacta est.

segunda-feira, maio 21

Tentação... não consigo resistir

Pois... mesmo sem ter ainda entendido muito bem como vai ser... e aproveitando que o Aragem hoje não tem aqui ninguém e eu estou numa de não fazer nada, como se pode ver na teia, pelo menos até daqui a uns minutos, inventei um figurino semelhante e, só hoje, faço a provocação desta forma: vídeo e texto.... As respostas (que eu própria terei de dar) não sei se deverão ser feitas em comentário se com entradas com o mesmo título mas devidamente numeradas... :). O nosso mestre da confraria dirá. Têm uma semana...
Depois, quando o Tsiwari estiver livre inicia a coisa como deve ser... hoje é só uma provocação para ver se acordamos e... arejamos...

Então, aqui vai:

A música:



A provocação:

Tentação. Sim. É a minha proposta.
Que cada um diga quais são aquelas a que não conseguem resistir...

(Não se esqueçam que o público do Aragem tem qualquer coisa entre 8 e 88 anos... :)
A ideia não é criar um pico de audiência aqui no Aragem por conta de alguma tentação mais... digamos... arejada?)

quarta-feira, maio 16

A Festa do Titular!

Colegas, sabemos que o Tsiwari anda muito ocupado lá pela escolinha dele. Será que este cartoon o poderá ajudar em alguma coisa?...

domingo, maio 13

Uma nova aragem…

Depois de uma breve troca de galhardetes, a Isabel deixou no ar uma ideia interessante que visa animar este espaço de amena cavaqueira: após a definição de um tema, cada um dos confrades elaboraria um pequeno post, à vez, e escolheria o tema musical para enfeitar a entrada.

Hummm… parece-me bem! Aguardo pelas reacções dos residentes… e não só!

sexta-feira, maio 4

Folding@Home

Para quem tem pc e ligação à net, e o tem ligado muito tempo (a sacar qualquer coisa, a jogar, etc), existe um projecto interessante que precisa do vosso computador: o Folding@Home.

É um projecto de computação distribuída da Universidade de Stanford (EUA) que utiliza os recursos de milhares de computadores domésticos em todo o mundo para simular estruturas de proteínas e a maneira como se "enrolam", e assim descobrir falhas que estão na origem de doenças como Alzheimer, Parkinson, diversos tipos de cancro, e por aí fora.

O site português: www.portugalfolding.org

Para responder às eventuais dúvidas sobre este projecto, é só clicar aqui.

quinta-feira, maio 3

Mas anda tudo louco, lá no min.pt???


(Hellllooooooooooue????)

Eu fico deveras atónito!


Que será que se passa na cabeça dos responsáveis pelo calendário do exames nacionais? Alguém no seu juízo perfeito marcaria um exame a começar às 11h 30min e a acabar às 14h?

Pois é verdade! Na Quinta-feira, 21 de Junho, pelas 9h está marcado o exame nacional de Matemática do 9.º ano. E às 11h 30min marcados estão os exames nacionais do Ensino Secundário:10.º/11.º anos ou 11.º/12.º anos:Matemática B (735);Matemática Aplicada às Ciências Sociais (835);Latim A (732);12.º ano - Matemática A (635). De tarde, 15h, não está marcado qualquer exame nacional.

Ora, como Matemática A tem uma duração de 150min... ie, 2h e meia (!!!), os examinandos começam a prestar prova pelas 11h 30min, passam a hora do almoço às voltas com a prova, e acabarão, se correr bem, pelas 14h!

Porque não fizeram como no dia 18 de Junho em que há exames marcados às 9h e depois às 15h?


Pensei... pensei... e descobri duas razões para tal cenário:


1.ª - Se saltarem um almoço... combate-se a obesidade, que é um problema nacional.


2.ª - Sabemos que a Matemática é uma das disciplinas com maior índice de insucesso, de reprovações sem conta em situação de exame nacional. É por todos sabido que os maiores avanços científicos se deram em tempos de fome... Assim, por modus ponen, trata-se de uma jogada rebuscadíssima do ministério para combater o insucesso a Matemática!!!!

quarta-feira, maio 2

SLB no Second Life

Vejam bem o que, acidentalmente, descobri!


Nada mais, nada menos, do que a Casa do Benfica no Second Life! Miguel, este post é para ti!



terça-feira, maio 1

Um Feriado Deveras Viajado

Vejam bem, hoje, dia chuvoso, uma constipação em cima de mim, e ainda tive tempo de ir até à Ilha da Universidade de Aveiro, deixar um e-mail, sentar-me um pouco, desfrutando a paisagem...


... e ainda dar uma passadela pela T-Online Beach, e dançar um pouco. É verdade! Ainda consegui 4 dólares! Tudo isto sem sair de casa...


Então, Miguéis? Quando vos verei por lá?

segunda-feira, abril 30

Aragem Colorida



Depois da referência do Miguel ao Aragem no seu Outròólhar, formou-se uma entrada na minha cabeça, para o nosso Aragem.
Tenho andado um pouco distante nas minhas escritas por aqui.
Venho deliciar-me e sorrir com frequência, mas contribuir - quase nada...

Hoje venho deixar os parabéns ao Aragem.
À nossa equipa.

Ao Miguel, em particular.
Por ter conseguido juntar num mesmo espaço 8 professores que não se conhecem pessoalmente.
8 pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo com tanto de igual.

Uma Boa semana para todos.
Para todos nós - os 8 Arejados.
Para todos os nossos milhões de visitantes (mais milhão, menos milhão... :P).

sábado, abril 28

Animais proibidos…

"Uma mulher de 47 anos ficou este sábado gravemente ferida depois de ser sido atacada por um cão de raça Rottweiler na casa onde trabalhava, em Caramos, Felgueiras, disse fonte hospitalar.[...]"
E vai crescendo o número de vítimas de ataques materializados por animais de estimação…
E vamos discutindo o uso e porte de armas na América...
E vamos assobiando para o ar…

sexta-feira, abril 27

...

No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
- Quantos rins nós temos?
- Quatro! Responde o aluno.
- Quatro? - replica o professor, arrogante, daqueles que se comprazem em tripudiar sobre os erros dos alunos - traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala - ordena o professor a seu auxiliar.
- E para mim um cafezinho! Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.

O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala.
O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o "Barão de Itararé".

Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
- O senhor me perguntou quantos rins "nós temos". "Nós " temos quatro: dois meus e dois teus. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

"A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento".

Estereogramas

Preparando uma apresentação powerpoint sobre Rochas, descobri este blogue sobre ilusões de óptica e esterogramas.


Divinal...

Divirtam-se!!

quarta-feira, abril 25

Deixo-vos cravos








Vós, que sois mais novos do que eu, cuidai bem deles! :)

domingo, abril 22

U. de Aveiro no SL

Para saber um pouquinho mais sobre o projecto da Universidade de Aveiro no Second Life. Miguel, esta leitura é para ti, em especial.

Boas leituras!... Boa viagem!...

SL - arejado?

Pois é, eu e a Teresa cedemos. Depois de uma experiência tímida, já nos livrámos dos nossos avatares newbie e avançamos para outros voos). Logo que consiga, vou iniciar um "capítulo" na Teia (e links à parte, marcadores) sobre o tema. Aqui deixo a minha identidade, como resposta ao desafio - Te Yalin (Te de Teresa de Teia... Te ya...lin... de links para todo o lado..lin has...). A foto foi tirada na ilha adquirida pela Universidade de Aveiro e onde esta se encontra a construir o seu espaço. (Encontrei lá um anúncio a um workshop sobre a SL em Maio)

Sem exageros, mas tentando perceber os limites da utilização... especialmente no campo educativo. Quero estar um passito à frente dos alunos (qualquer dia nascem perdidos nestes universos... e nem imagino o que vai acontecer à vida e à escola...)

Quem sabe um dia o Miguel constrói uma pousada à séria e os confrades e demais visitas vão até lá de vez em quando fazer férias e bater um papo...
(Mas nem é preciso construir nada... podemos ir ter com a TL à praia...)