tag:blogger.com,1999:blog-7435433.post5799196901773415121..comments2024-02-05T08:55:38.458+00:00Comments on Aragem: Eu avalio, tu avalias, ele avalia...Miguel Pintohttp://www.blogger.com/profile/16736297105715394331noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-14673151728006982462008-09-28T18:18:00.000+01:002008-09-28T18:18:00.000+01:00Respondendo ao repto da Isabel de abrir a discussã...Respondendo ao repto da Isabel de abrir a discussão, deixo a resposta ao comentário dela no meu blogue:<BR/><BR/>Isabel,<BR/>a “simplificação” de que falo está intimamente ligada à tendência que existe (desde sempre) entre os professores de interpretarem a legislação da forma menos trabalhosa e que “menos ondas faça”.<BR/>Claro que sei (mas a ministra também sabe, tal como todos os seus gurus) que a regulação ao nível da escola tenderá a interpretar e aplicar toda a legislação da forma mais favorável e de acordo com os interesses dos actores.<BR/>A questão que levanto é a de saber se os nossos interesses de curto prazo (simplificação do processo) não são o trunfo eleitoral com que a ministra e o governo jogam, para mostrar que a avaliação, não só é exequível, como está em marcha e vai de vento em popa.<BR/>Nessas circunstâncias, parece-me que tudo quanto impeça a aplicação deste modelo através da sua simplificação corresponde melhor aos nossos interesses de médio e longo prazo.FranciscoSantoshttps://www.blogger.com/profile/17596085097541194228noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-26386374832388269732008-09-28T17:33:00.000+01:002008-09-28T17:33:00.000+01:00Li o post do Francisco "Avaliação armadilhada" (qu...Li o <I>post</I> do Francisco "Avaliação armadilhada" (que ele refere), em que diz: "(...)É por isso que a forma correcta de combater o eleitoralismo e a desonestidade demagógica deste modelo de avaliação (senão mesmo a única forma de o fazer), é renunciando a simplificações mistificadoras, exigindo seriedade e rigor nos processos e obrigando os órgãos de gestão das escolas e os respectivos avaliadores a cumprirem tudo o prescrito na legislação em vigor.<BR/>Por muito trabalho que isso dê a toda a gente (...)."<BR/><BR/>Sobre isto, deixo o comentário que deixei ao Francisco (ele já tem outra entrada posterior, e eu cá vou tentando provocar discussão aqui no Aragem): <BR/>Concordo com tudo o que dizes, mas faço um reparo: simplificação não tem que ser simplificação mistificadora. No prescrito na legislação em vigor há normativos absolutos, mas também há orientações relativamente abertas, e quanto a estas, tenho visto exemplos de documentos produzidos nas escolas que complicam parecendo mais papistas que o papa.<BR/>Ou será que a forma de combater o eleitoralismo e a desonestidade demagógica do actual modelo de avaliação (como dizes) é tomar no máximo à letra tudo o que está escrito nos documentos legislativos quer como normas, quer como orientações mais abertas e até sugestões em anexos, a fim de, ainda que com excessivo trabalho dos professores, se vir a tornar evidente a todos a sua inexequibilidade dentro da seriedade? Sobre isto não percebi muito bem o que está na tua ideia.<BR/><BR/>P.S.:<BR/>Desculpem o meu excesso de comentários. Mas abrimos aqui uma discussão, não foi? Então venham mais participações para a atear! ;)IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-8093034324492950472008-09-28T13:05:00.000+01:002008-09-28T13:05:00.000+01:00Não acho que a Avaliação de Professores esteja a g...Não acho que a Avaliação de Professores esteja a gerar um espirito de partilha e união... <BR/><BR/>Se por um lado, nos juntámos todos numa gigantesca manifestação, por outro lado, encolhemos os ombros perante o que se passa em cada escola e sabemos de conversas que os (alguns) avaliadores estão a ter no sentido de subvalorizar e "carimbar" a documentação respectiva.<BR/><BR/>A questão prende-se com a defnição poítica de uma escola com identidade... e não sei se as escolas públicas terão essa identidade como as privadas!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-27879163942765737332008-09-28T12:29:00.000+01:002008-09-28T12:29:00.000+01:00Apenas desejo fazer uma pequena precisão e lançar ...Apenas desejo fazer uma pequena precisão e lançar uma outra visão do processo da avaliação de desempenho.<BR/>A precisão é que a avaliação veio para ficar, mas não foi agora. Foi há muitos anos quando se fez a anterior regulamentação do ECD sobre essa matéria. Claro que não pretendo defender a mais que duvidosa qualidade desse processo, mas apenas afirmar a falsidade da propaganda que afirma que só agora se avalia o desempenho docente.<BR/>Quanto à "outra" visão, tem exactamente a ver com o questionamento da qualidade do actual modelo e com os fins perseguidos. No entanto, para não me prolongar muito mais sugiro a leitura do meu post :http://fjsantos.wordpress.com/2008/09/28/avaliacao-armadilhada/FranciscoSantoshttps://www.blogger.com/profile/17596085097541194228noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-44902050862163069092008-09-27T20:53:00.000+01:002008-09-27T20:53:00.000+01:00"Que, como qualquer mudança profunda (...), ela ve..."Que, como qualquer mudança profunda (...), ela vem sempre acompanhada de alguma injustiça que recai sobre os melhores. Mas que, após um curto período de tempo (...), ela acabará por se auto-regular."<BR/><BR/>Mas será que a mudança que se está a implementar é profunda em termos qualitativos? (Lanço a pergunta à discussão)<BR/><BR/>Outra pergunta:<BR/>Se o espírito de patrtilha antes existia tão pouco, como a Carmo testemunha e eu também, será que a actual pressão para a funcionalização vai gerar (como reacção?) esse espírito? (Gostaria de ter a Certeza que a Carmo tem, mas bem-haja por tal Esperança :) )IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-77363844112452308532008-09-27T19:56:00.000+01:002008-09-27T19:56:00.000+01:00"E então os bons e os maus serão facilmente reconh..."E então os bons e os maus serão facilmente reconhecidos como tal."<BR/><BR/>Como sempre o foram, Carmo :)Anonymousnoreply@blogger.com