tag:blogger.com,1999:blog-7435433.post4107859229719393718..comments2024-02-05T08:55:38.458+00:00Comments on Aragem: Avaliação - Construir alternativas sensatas e possíveisMiguel Pintohttp://www.blogger.com/profile/16736297105715394331noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-16602364757931941972008-09-26T01:42:00.000+01:002008-09-26T01:42:00.000+01:00Por que nos deixamos enredar com as "contas de me...Por que nos deixamos enredar com as "contas de merceeiro", com as "engenharias" que apenas promovem a perversidade na avaliação dos alunos? Por que não delinearmos objectivos individuais exclusivamente formativos, apesar das grelhas sugerirem o contrário?Miguel Pintohttps://www.blogger.com/profile/16736297105715394331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-81868406182004655842008-09-26T01:29:00.000+01:002008-09-26T01:29:00.000+01:00Eu penso que os professores devem lutar por todos ...Eu penso que os professores devem lutar por todos os meios ao seu alcance para que o actual modelo de avaliação seja substituído por outro e que esse outro seja credível, justo e desburocratizado (e torná-lo tão simples quanto a legislação o permita - mas sem lhe retirar seriedade - não deve diminuir essa luta). Mas sabemos que tal não vai acontecer no imediato. Ora, enquanto não acontecer, ou os professores (incluindo, claro, os avaliadores) demonstram, na sua esmagadora maioria, seriedade, honesto sentido de justiça e capacidade de cooperação, ou então o actual modelo da avaliação até pode cair depressa, mas os professores não sairão com a dignidade que se espera da classe docente. Uma coisa é o processo em si - o que está legislado - não ser credível, justo e razoavelmente exequível, outra coisa são atitudes menos sérias, ou não honestas, ou de ausência de cooperação, ou até de falta de humildade quando esta deve estar presente, por parte de professores. Penso que há que distinguir uma coisa da outra. E a face com que a classe docente sairá destes tempos penosos que as escolas estão a viver será a face que a grande maioria dos professores tiver nestes tempos. Apesar do joio que há sempre entre todo o trigo, esperamos e acreditamos que seja o trigo a fazer a grande maioria - ou não acreditamos?IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-88765956583298432532008-09-25T23:44:00.000+01:002008-09-25T23:44:00.000+01:00Faço minhas algumas palavras da Teresa: que fazer ...Faço minhas algumas palavras da Teresa: que fazer quando ouvimos avaliadores dizer <B>"É só preencher o papelito e já está!"</B>... Já ouvi isto e não quis acreditar! Quem de ânimo leve diz isto, não pode dar segurança a ninguém à sua volta...<BR/><BR/>O que é facto é que, como a Teresa disse, muitos avaliadores já foram ensinados nisto ou naquilo pelos avaliados... portanto qual a justiça dessa mesma avaliação? Que tipo de promiscuidade pode ou não haver?<BR/><BR/>Algo que me parece importante, além da relação cooperativa entre avaliador e avaliado, é a honestidade dessa mesma relação e isso prende-se mais com a personalidade de cada um do que com o processo avaliativo. Penso em duas ou três pessoas que já ouvi falar de avaliar outrém e que esfregam as mãos de contente por se irem vingar (sim, leram bem!), no entanto há frente do avaliado são mais puros que um unicórnio...<BR/><BR/>O processo avaliativo está, em alguns escolas, viciado desde o início!!AnaCristinahttps://www.blogger.com/profile/12648638820638395891noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-64336502235615018492008-09-25T21:54:00.000+01:002008-09-25T21:54:00.000+01:00correcção: premissa importante no processo e que v...correcção: premissa importante no processo e que vicia profundamente situações que acho não serão a excepção...Teresa Martinho Marqueshttps://www.blogger.com/profile/10149750377824800122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-70751002732048567532008-09-25T21:53:00.000+01:002008-09-25T21:53:00.000+01:00"relação cooperativa entre avaliador e avaliado, a..."relação cooperativa entre avaliador e avaliado, assente no princípio de que a avaliação é essencialmente formativa/construtiva"<BR/><BR/>... e quando a acção do avaliado ao longo do tempo (anos) demonstrou que ajudou mais vezes na formação e crescimento dos que serão agora seus avaliadores? Vai acontecer muitas e muitas vezes... por razões várias relacionadas com a forma como foi construído o universo de avaliadores em muitos casos... não estou a apontar nenhum em especial... mas terei muitos exemplos próximos (demasiados)... Não... não... também não estou a berrar (muito)... nem a pedir soluções de cima para baixo... talvez lamente é a forma como não soubemos evitar, de baixo para cima, os critérios de constituição do grupo de avaliadores... premissa importante no processo e que a vicia profundamente situações que acho não serão a excepção...<BR/><BR/>Saídas... eu gostava de conseguir articular algo com sentido, ter alguma ideia mais luminosa do que apenas este tom de cinzento que aqui deixo... mas depois da lista de documentos que me chegou hoje por mail e que estou com dificuldade em digerir... hummmm... desculpem lá confrades... estou de mão na boca a ver se consigo não berrar mais um bocadito... preparando-me para o processo em jeito simplex, como sugerido (e não me parecem nada mal as propostas... embora na prática, pelo menos por aqui, não seja possível dar corpo às ideias) mas com a sensação de que serão mais a s inutilidades que as utilidades em todo o processo. <BR/><BR/>Desculpem a igual inutilidade da minha intervenção, dado o objectivo da entrada... por isso optei por escrever em comentário... local mais apropriado ao berrozito que não consegui evitar. Aguardo com expectativa contributos mais verdes... mais práticos, mais leves... AbraçoTeresa Martinho Marqueshttps://www.blogger.com/profile/10149750377824800122noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-56905562148517337702008-09-25T10:38:00.000+01:002008-09-25T10:38:00.000+01:00Por mim, aceito o método da IC.Por mim, aceito o método da IC.JMAhttps://www.blogger.com/profile/06033591152825452936noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-84942072234129535512008-09-25T01:18:00.000+01:002008-09-25T01:18:00.000+01:00Deixo uma reflexão emhttp://correntes.blogs.sapo.p...Deixo uma reflexão em<BR/><BR/>http://correntes.blogs.sapo.pt/148667.html<BR/><BR/>Passe a publicidade, mas a evita a saturante redundância.<BR/><BR/>Abraço do Paulo Prudêncio.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-70052301652737145972008-09-24T22:24:00.000+01:002008-09-24T22:24:00.000+01:00A sugestão da Isabel parece-me bem. É o tal máximo...A sugestão da Isabel parece-me bem. É o tal máximo divisor comum a que o JMatias se referia na entrada :)<BR/><BR/>Já deixei uma ponta no meu blogue para esta entrada... falta enviar um lembrete aos confrades.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-57712743946674851492008-09-24T22:09:00.000+01:002008-09-24T22:09:00.000+01:00Obrigada, caro José Matias. E já que a minha ideia...Obrigada, caro José Matias. E já que a minha ideia era que o conjunto de propostas a que chegássemos colectivamente viesse a ser divulgada (como sugestões do Aragem) nos nossos blogues e outros cujos autores assim o entendessem e também (por que não?)fosse posta a circular por mail, sugiro que, em vez de entradas autónomas, as intervenções fossem acrescentadas a esta entrada com identificação de cada autor (como já fizemos há pouco tempo). Isto, claro, não impedindo entradas autónomas dos confrades que estejam motivados para isso. Mas penso que o método teria duas vantagens: 1 - permitir a confrades com menos disponibilidade acrescentarem sugestões pontuais; 2- facilitar a redacção do conjunto final.<BR/>Deixo a sugestão ao critério do nosso administrador - atenção, Miguel, 'esta' é para ti :)))IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.com