tag:blogger.com,1999:blog-7435433.post116464074620697876..comments2024-02-05T08:55:38.458+00:00Comments on Aragem: Avaliação de desempenho: com quantos paus se faz uma canoa?Miguel Pintohttp://www.blogger.com/profile/16736297105715394331noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-43361246730637582792007-09-13T14:36:00.000+01:002007-09-13T14:36:00.000+01:00Caro Miguel, do que eu tenho vindo a investigar, n...Caro Miguel, do que eu tenho vindo a investigar, não é pacífico que a avaliação melhore a qualidade do ensino.Paideiahttps://www.blogger.com/profile/07390589601251541043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7435433.post-68087503323840763862007-09-11T21:35:00.000+01:002007-09-11T21:35:00.000+01:00Li os vossos textos com a atenção de quem anda a c...Li os vossos textos com a atenção de quem anda a correr de um lado para outro, mas confesso que tenho uma ideia de avaliação. Primeiro é preciso saber para que é que ela serve. Se é para melhorar a qualidade do ensino é insuficiente para a progressão do professor na sua carreira visto este fazer muito mais do que leccionar. Por outro lado se avaliação for essa então só deve ser realizada por colegas da mesma área de leccionação (como gajo da ginástica não me atreveria a avaliar um doutor da filosofia). Segundo é preciso, efectivamente dar mérito à subida na carreira, aí proponho uma avaliação que corresponde um trabalho síntese do período que exerceu no escalão e que o defenda perante um júri numa perspectiva de futuro, ou seja, isto implica que a subida na carreira dê outras funções ao professor (também obriga a uma espécie de divisão taxonómica das função ao longo da carreira). Terceiro e final se o problema é contribuir para o sucesso escolar convem antes de tudo definir claramente sucesso escolar,. Só assim saberemos o que se pode efectivamente fazer para contribuir com êxito««https://www.blogger.com/profile/15830631802392647382noreply@blogger.com