sábado, novembro 27

Uma porta entreaberta.

A blogosfera vai crescendo, vai ganhando novos adeptos por via da diversidade de motivos e de paixões. A conversa incidia nos problemas relacionais intra-agrupamento de escolas e a [in]acção das autarquias. Não sei precisar o momento em foi introduzida a questão da abordagem às novas tecnologias no 1º ciclo do EB mas foi interessante verificar a curiosidade dos colegas que desconheciam o fenómeno Blog. O desafio Netescrita e a experiência Ouguela foram os pretextos utilizados para reconduzir os mais cépticos à Net. Fiquei convencido que a blogosfera ganhou dois novos membros.
Será que se aguentam sem recaída?

sexta-feira, novembro 26

quarta-feira, novembro 24

Deslumbramento...


... através de um olhar.

sexta-feira, novembro 19

Alienação ou ...

... ser capaz de perceber as fronteiras do risco!

quarta-feira, novembro 17

terça-feira, novembro 16

Saber ouvir.

O otorrino foi claro: Evite falar alto. Mas não precisava de o ter dito. Os sussurros acabaram por marcar estes dez dias de clausura parcial. Curiosamente, para retirar benefícios da situação nefasta, procurei testar a minha capacidade de auscultação, de tolerância, de controlo emocional. As reacções de desagrado ou a contestação habitual resultante da adversidade eram filtradas e retardadas. Ganhamos todos. A família, os alunos, os colegas, e eu.
São as nossas lições de vida!

sábado, novembro 13

Por falar em tempo...

... entrei na escola com a farpela de encarregado de educação a pretexto do Magustão. Considero estes encontros importantíssimos para ampliar a relação de confiança que deve envolver o acto educativo. Os professores e auxiliares presentes desdobravam-se em trabalho. Um trabalho que nem sempre é reconhecido mas que é fundamental para materializar o clima da escola. Não, não quero olhar para este quadro a partir de uma perspectiva meramente laboral.

quinta-feira, novembro 11

Há dias assim.

O olhar não acha nada que o prenda.

quarta-feira, novembro 10

A luta pelo poder…


... renovada.

Sequelas de um corpo sentido debilitado.

Citando Damásio (p. 355):

“A consciência começa por ser um sentimento, um tipo especial de sentimento, bem entendido, mas, mesmo assim um sentimento. […] as raízes profundas da consciência - a consciência nuclear e o seu simples si – são revelados ao organismo de uma forma que é simultaneamente poderosa e fugidia, inconfundível e vaga.”

terça-feira, novembro 9

domingo, novembro 7

Post do adepto.


SLB

Esta foi, sem dúvida, uma nova aragem!

Por quanto tempo?

Uma sugestão de leitura...

... para reflectir, demoradamente, os Projectos Educativos.

sábado, novembro 6

Admirável!


(Jim Lavrakas/Ancorage Dally News)

quarta-feira, novembro 3

Amanhã...

... o Mundo estará mais seguro.

É a ironia do destino.

É o alvo...

... que determina o sentido!

Será assim tão... óbvio?

terça-feira, novembro 2